Projeto Travessia chega para aproximar estudantes de Serviço Social do seu futuro conselho profissional

Publicado em 01/08/2024

“Digo: o real não está na saída nem na chegada:

ele se dispõe para a gente é no meio da travessia”

(Guimarães Rosa).

O CRESS-MG pôs na estrada, recentemente, o Projeto Travessia, iniciativa da atual gestão voltada para apresentar o órgão a estudantes de Serviço Social prestes a concluir a graduação e que, em breve, farão sua inscrição como assistentes sociais.

A ideia é que as instituições de ensino (IEs) agendem junto ao Conselho este momento que tem o objetivo de explicar as principais funções da entidade, destacando sua importância para o fortalecimento da profissão a nível regional e nacional, e, ainda, desmistificando o papel punitivista da fiscalização.

Promovido pelas Comissões de Orientação e Fiscalização (Cofi) e de Trabalho e Formação Profissional do CRESS-MG, o projeto visa, ainda, proporcionar a estudantes do 7º e 8º períodos uma “travessia” que marca a mudança da condição de bacharel em Serviço Social para a de assistente social apta e apto ao exercício profissional.

Após o envio de ofício para as IEs de Minas Gerais, apresentando a proposta, quatro edições foram feitas até o momento, abrangendo estudantes de Belo Horizonte, Vale do Jequitinhonha, Leste e Triângulo Mineiros. A primeira aconteceu no dia 26 de junho, em Teófilo Otoni, na Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) com cerca de 50 estudantes.

A atividade foi conduzida pela agente fiscal do CRESS-MG, Flávia Canesqui, que destacou a importância de preparar as futuras e futuros profissionais para os desafios do exercício profissional e a relevância da atuação do Conselho na defesa dos direitos e na regulamentação da profissão.

“Nosso objetivo é chamar a atenção para esse momento crucial da formação, que é a transição da faculdade para o mercado de trabalho, para o exercício profissional. Sensibilizamos sobre a existência de uma instituição que representa a categoria e com a qual ela necessariamente terá que se relacionar, seja para fazer o registro, tirar dúvidas ou receber orientações.”

Durante o encontro, que teve a presença também do agente fiscal Marcelo Soares, foram abordados temas como a estrutura e o funcionamento da entidade, o seu papel como órgão público e o seu funcionamento como tribunal de ética que recebe denúncias. “O CRESS é uma instituição concreta, pública, e portanto, realiza concurso público e tem trabalhadores e trabalhadoras efetivas. É um órgão público que orienta e fiscaliza”.

Para Mariana Rodrigues, estudante da UFVJM, a atividade foi um momento de aprender informações que quase não são tratadas no curso de graduação, elencando, ainda, diferentes espaços sócio-ocupacionais em que a categoria pode atuar. A aluna também destacou os principais conhecimentos adquiridos durante a atividade.

“Além de conectar com a possibilidade de várias áreas de atuação, a atividade demonstrou que o Serviço Social está inserido numa rede, o que nos dá respaldo para entender que as possíveis dificuldades de atuação têm maneiras de serem enfrentadas, principalmente em conjunto com profissionais mais experientes.”

Sobre a contribuição do Projeto Travessia para seu futuro como assistente social, Mariana afirmou que este foi um momento ímpar para dar o pontapé inicial a uma atuação crítica e atualizada. “Através da atividade, compreendi que existe à disposição, uma equipe profissional que orienta e apoia as e os assistentes sociais mineiros. Portanto, acredito que essa seja uma excelente atividade de apoio para nós futuros profissionais”, aponta.

O CRESS-MG já está articulando as próximas edições do Projeto Travessia, que acontecerá, ao menos, até o fim da gestão, em maio de 2026, e, desta forma, reforça o compromisso com a formação, colocando em prática iniciativas que integrem as futuras e futuras assistentes sociais à entidade que irá representar profissão que em breve será ocupada por estas e estes estudantes.

Como Participar

Para que o Projeto Travessia se torne uma realidade, as Unidades de Ensino/Cursos de Serviço Social devem encaminhar suas solicitações, indicando data e horário, para o e-mail secretaria@cress-mg.org.br, para que o CRESS-MG faça os devidos encaminhamentos internos.