Feminagem: falecida em maio, professora de Serviço Social da UFTM e militante das pautas raciais, Maria Cristina de Souza, é homenageada em evento do CRESS-MG, em Uberaba

Publicado em 12/07/2024

Partilha de saberes e uma “feminagem”, termo usado pelo movimento feminista para se referir a homenagens a mulheres, marcaram um evento promovido pelo CRESS-MG, em Uberaba, no dia 6 de junho, com o tema  “A elaboração de parecer social e os fundamentos do Serviço Social”.

A atividade, promovida nas dependências da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), teve a presença de mais de oitenta assistentes sociais da região, bem como estudantes e bacharéis em Serviço Social. O facilitador do debate foi o professor da Ufop e presidente do Conselho, Claudio Horst.

Na ocasião, foram elucidados elementos essenciais para os processos de trabalho da categoria profissional. Para o assistente social da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) de Uberaba, Cacildo Neto, o evento permitiu construir um conhecimento crítico, assim como traçar estratégias para enfrentar o momento atual.

“O professor, de forma coerente e ética, abordou os fundamentos da profissão e como são primordiais para a legitimidade das construções teóricas e para fundamentar laudos, relatórios e pareceres em Serviço Social. Momento necessário, diante do cenário de desmonte dos direitos sociais e das políticas públicas”, avalia.

Feminagem

O evento teve, ainda, uma emocionante “feminagem” à assistente social Maria Cristina de Souza, doutora docente do departamento de Serviço Social da UFTM por onze anos e falecida em 13 de maio deste ano, por acaso, mesma data em que é pautado o Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo.

Além de deixar um legado de importantes reflexões no debate antirracista dentro do Serviço Social, a nível regional e nacional, Maria Cristina contribuiu com CRESS-MG por meio de sua participação no Curso Práxis e Serviço Social, em 2021, ao lecionar sobre “Política de Assistência Social”.

Outro destaque foi o artigo escrito para o Boletim Conexão Geraes, “Mulheres Negras, Pobreza e Racismo”, visto como referência por outras profissionais, baseado em seu livro de mesmo título, no qual propõe ricas reflexões sobre o enfrentamento e a resistência ao racismo estrutural.

A diretoria da Seccional Uberlândia, organizadora da atividade, fez a leitura do poema inspirado na docente e escrito pela assistente social Thalita Miranda. O CRESS-MG lamenta essa perda tão significativa para o Serviço Social do Triângulo Mineiro, certo de que seu legado segue vivo através de quem com ela pode conviver e aprender. Confira a poesia.

Maria Cristina é movimento!

Assistente Social Professora Doutora Pesquisadora, escritora.

É mulher negra em movimento,

presente nas lutas sociais e políticas da cidade;

É mulher que ocupa o universo – vai além da Universidade;

É mulher que incomoda, que para ser ouvida precisou gritar;

É Assistente Social de luta;

É denunciante do projeto das classes dominantes;

É, falamos de Maria Cristina no presente! Presente hoje e sempre em cada Assistente Social compromissada com a luta antirracista.