Publicado em 15/01/2025
O Serviço Social em São João do Paraíso, na divisa com a Bahia, ganhou destaque com o primeiro evento do Núcleo de Assistentes Sociais (NAS) da região, aberto à comunidade local. A atividade que aconteceu em 12 de dezembro, abordando “O trabalho das e dos assistentes sociais no Brasil, sua importância e desafios na atualidade” teve a participação de quase cinquenta pessoas.
Além de profissionais do Serviço Social, a programação que se estendeu ao longo do dia recebeu representantes do Legislativo, do Executivo, da Sociedade Civil, além de integrantes dos conselhos de direitos e de instituições municipais. A iniciativa visou fortalecer a categoria local e deixar a comunidade por dentro das ações do CRESS-MG, ampliando os debates sobre a profissão na região.
Os Núcleos são espaços dedicados a articular, dialogar e organizar profissionais, criando estratégias para ampliar a valorização do Serviço Social. Esses grupos nascem da mobilização de assistentes sociais e têm o apoio da Comissão de Apoio a Grupos Organizados (Comago) do Conselho. Por meio de encontros regulares, os NAS promovem discussões, oficinas e outras ações para e com a categoria.
A assistente social Hosana Batista destacou a relevância do momento. “Ter um NAS por perto nos dá a oportunidade de fortalecer a luta coletiva e atualizar os conhecimentos profissionais. A palestra do professor Diego Tabosa abordou os preceitos do nosso Projeto Ético-Político de forma clara e interativa, refletindo os desafios diários da profissão. Os conteúdos apresentados provocaram em todas e todos nós uma reflexão sobre a urgência em sermos profissionais com posicionamento e não descredibilizarmos a nossa categoria.
O surgimento do NAS no município, em maio passado, tem sido comemorado como um marco para aproximar as e os profissionais do Conselho. “A falta de espaço para nos expressarmos e trocarmos experiência causa um individualismo que nos enfraquece e desanima. O dia 12, desta ação, poderia ser considerado como o Dia D na mudança desse cenário. A palestra de hoje, junto da entrega de uma carta aberta ao poder Legislativo e Executivo municipal foram marcantes. Agora podemos compartilhar experiências e fortalecer nossa categoria”, avaliou a também integrante do grupo, Marlene Maciel.
Psicóloga social do Cras e representante da sociedade civil no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Jéssica Oliveira participou do encontro e avaliou positivamente a ação: “Sei da importância das e dos assistentes sociais na área da política de Assistência Social. O encontro foi muito organizado e trouxe informações acessíveis a todas. Saí com ainda mais admiração por esta categoria profissional.”
As próximas atividades desse e de outros NAS você acompanha em nosso site e redes sociais ou enviando um e-mail diretamente para nassaojoaodoparaiso@gmail.com.
Veja aqui onde estão situados os mais de 20 NAS ativos de Minas Gerais!
SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br
Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br
Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br
Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br
Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h