Em prol de uma categoria mais engajada, retorna à ativa o NAS Unaí, no Noroeste de Minas

Publicado em 11/12/2024

“Banhada pelas águas do Rio Preto, a semente germinou no coração de cada profissional que almeja uma categoria mobilizada, articulada e determinada na luta pelos direitos da população usuária e da categoria profissional”, elucida a assistente social e coordenadora do NAS Unaí, Cleópatra de Aguiar, que voltou a se articular após anos inativo.

No Noroeste de Minas Gerais, Unaí foi fundada em 1873 com a denominação de Rio Preto e, em 1943 foi elevada ao status de cidade, passando a ter o nome atual. De acordo com registros acadêmicos, a palavra “Unaí” é uma anagrama feito a partir da palavra Tupi-Guarani “Iuna”, nome dado pelos indígenas ao rio que corta a região, cujo significado é água-escura.

E foi nessa terra fértil que, recentemente, o Núcleo de Assistentes Sociais (NAS) de Unaí voltou a se reunir, após anos inativo. O grupo havia sido criado originalmente há 13 anos, conforme constam os registros oficiais do CRESS: “No dia 5 de novembro de 2011, por meio da portaria Nº 064/11, houve a vinculação do NAS Unaí à Comissão de Apoio a Grupos Organizados (Comago)”.

A atual coordenadora do NAS Unaí, Cleópatra, explicou que a região está em um momento ímpar de renovação, com mais profissionais concursadas e concursados no município, sendo este um movimento decisivo para que a categoria profissional voltasse a se reunir, se qualificar e fortalecer o Serviço Social no local. Neste sentido, um Núcleo é um espaço ideal para essas ações.

Integrantes do NAS Unaí na Sede do CRESS-MG, em BH, durante Encontro Estadual dos NAS.

“Queremos viver um novo tempo, com uma categoria mais atuante e crítica, repensando nosso fazer profissional e nossa atuação profissional dentro dos espaços sócio-ocupacionais que temos aqui em Unaí. Precisamos conhecer melhor nossa rede, projetos, programas e serviços, articulando as e os assistentes sociais em prol da população usuária e de uma política pública de direitos, sem favorecimentos ou apadrinhamentos. Sonhar, desejar, fazer acontecer!”, almeja.

O que são os NAS?

Os Núcleos de Assistentes Sociais (NAS) são espaços voltados para que as e os profissionais possam dialogar, se articular e se organizar, contribuindo, assim, para levar aos quatro cantos de Minas Gerais, os debates do Serviço Social propostos pelo Conjunto CFESS-CRESS.

Um NAS surge quando assistentes sociais de uma determinada cidade ou região se unem e se mobilizam para a sua criação. Este processo é acompanhado pelo CRESS-MG por meio da Comissão de Apoio a Grupos Organizados (Comago).

As reuniões acontecem uma vez ao mês e são uma ótima oportunidade para conhecer e trocar experiências com colegas de profissão. Desta forma, é possível propor ações para que o Serviço Social seja mais valorizado na localidade, tais como oficinas de capacitação, debates com profissionais de renome, audiências públicas entre outras.

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h