Aprovada em concurso público, nova equipe de trabalho chega ao CRESS-MG para potencializar os serviços oferecidos à categoria e à sociedade

Publicado em 19/07/2024

Doze trabalhadoras e trabalhadores assumiram o cargo e já estão atuando em BH, Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia.

O segundo semestre começou com novidades por aqui: mais precisamente, doze. É que no dia 1º de julho, o CRESS Minas recebeu novas trabalhadoras e trabalhadores aprovados no concurso público para os cargos de assistente administrativo e agente fiscal, tanto na Sede, em Belo Horizonte, como nas Seccionais Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia. Hoje, o quadro é de 55 profissionais de várias áreas, além de terceirizados, aprendizes e estagiários.

Com este formato de contratação, por concurso público, bandeira de luta do Conjunto CFESS-CRESS, a entidade reafirma o compromisso com o seu fortalecimento e a excelência nos serviços prestados. Enquanto os assistentes administrativos foram lotados nos setores administrativos, financeiros e de registro profissional, as agentes fiscais, cargo ocupado por assistentes sociais, ampliam as possibilidades de ações dos setores de orientação e fiscalização do exercício profissional.

“Enquanto autarquia pública, só é possível ser efetivado aqui no CRESS, por meio de concurso público. O último aconteceu em 2016, e desde então, as vagas vinham sendo cobertas por processos seletivos. Assim, realizar o concurso tornou-se uma prioridade, dado o número significativo da equipe que se encontrava em regime de contratação temporária”, avalia Denise Cunha, assistente social e coordenadora técnico-política do Conselho.

Estabilidade para quem entra, mas também para o trabalho desenvolvido nos setores, uma vez que, como enfatiza Denise, em uma entidade complexa como é o CRESS, em que os processos e instrumentos estão constantemente sendo aprimorados, “ter trabalhadores concursados traz mais segurança administrativa e também assegura a continuidade e a qualidade dos serviços prestados”.

O presidente da entidade, Claudio Horst, compartilhou sua satisfação com o momento: “Enquanto conselheiro presidente, me sinto realizado e feliz. A gestão e o conjunto de trabalhadoras e trabalhadores estão animados com a chegada dos novos colegas. Este concurso foi construído com muito trabalho, segurança e confiança. É uma conquista que garante estabilidade e melhores condições de trabalho, contribuindo para um Conselho mais forte.”

Há quase 30 anos no Conselho como trabalhadora efetiva, Elaine Facundo, hoje coordenadora financeira, também comentou a novidade: “Fizemos uma primeira seleção para saber qual perfil se encaixa melhor em cada setor. Com a estabilidade proporcionada pelo concurso, espera-se ter uma pequena rotatividade do novo quadro pelas diferentes áreas, a fim de alcançar metas e objetivos que contribuam para a entidade”, avalia.

Lotado na Sede, em Belo Horizonte, Igor Kimo, que acaba de assumir o cargo de assistente administrativo, revelou suas primeiras impressões: “Me sinto bem e acolhido pelas profissionais mais experientes. Nos primeiros dias, em que houve apresentação de como funcionam os setores, a equipe se mostrou extremamente qualificada e espero poder atender a expectativa que estão depositando nessa nova turma”.