Com programação robusta, o Encontro Norte Mineiro, que está em sua 4º edição, vem se consolidando como um dos eventos mais importantes de Serviço Social no estado

Publicado em 29/05/2024

Aconteceu em Montes Claros, o 4º Encontro Norte Mineiro de Serviço Social (ENMSS), que teve como principal objetivo ampliar o conhecimento e fortalecer a profissão, e que vem se consolidando como espaço de divulgação científica e de formação continuada.

O encontro organizado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), tem atraído profissionais de diferentes partes do estado, por ser palco de ricas discussões que incidem na atuação profissional, além de ser um espaço para troca de saberes entre discentes, docentes e assistentes sociais de diversas áreas.

Grandes nomes do Serviço Social, como Raquel Raichelis, Yolanda Guerra e Ana Maria Vasconcellos, fizeram parte da programação do encontro.

A programação se deu entre os dias 25 e 27 de abril, com cerca de 300 participantes, como representantes do CRESS-MG, e foi composta por palestras, debates, minicursos, mesas temáticas coordenadas, apresentação de trabalhos e lançamentos de livros.

Esta edição, segundo Wesley Felício, professor da Unimontes e membro da organização do evento, consolidou parcerias com entidades como a Unimontes e o Conselho, através da Seccional Montes Claros, demonstrando o amadurecimento de um projeto iniciado em 2018, quando o curso de Serviço Social da Unimontes propôs a primeira edição do ENMSS.

Presidente do CRESS-MG, Claudio Horst, teceu elogios ao evento.

“A quarta edição revelou também a concretização de um espaço de formação proporcionado por uma universidade pública – com todos os desafios de uma universidade periférica – para estudantes e assistentes sociais da região, cuja densidade da programação viabiliza o acesso a debates e produção científica atualizada que por vezes se concentram em regiões mais centrais do país”, avalia.

Mesmo superando as fronteiras do Norte de Minas Gerais com a presença de estudantes e profissionais da Bahia, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, há muito que se avançar. “Precisamos criar mecanismos para que um número maior de assistentes sociais de Montes Claros e região participe do evento. Para isso, temos desenvolvido estratégias de comunicação”, indica Wesley.

O presidente do Conselho, Cláudio Horst, destacou a satisfação de participar do evento desde as primeiras edições e a sua importância para Minas Gerais. “Já consideramos este o maior encontro de Serviço Social mineiro, possibilitando mais um espaço de troca científica, de suspensão do cotidiano, de reflexões coletivas, de debate e amadurecimentos importantíssimos para a nossa profissão”.

Já o professor do curso de Serviço Social na Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFJVM), Ricardo Silvestre, participou pela segunda vez do ENMSS que, para ele, vem se transformando em uma referência. “Este encontro caminha para consolidar-se como um encontro nacional da categoria, pois conta com um alto nível dos debates e organização impecável”, avalia.

Além disso, o docente explicou que a motivação para participar do evento deve-se à necessidade de busca constante de formação qualificada, visando refletir sempre e se atualizar a respeito de questões fundamentais sobre as relações sociais e o exercício profissional. De acordo com Ricardo, há grandes obstáculos a serem ultrapassados, tanto pela categoria, como pelas forças sociais progressistas.

“É preciso estar apto e apta a enfrentar os desafios postos na organização das políticas sociais, na garantia de direitos, no combate ao racismo, sexismo, bem como pensar as especificidades do Serviço Social inserido em um quadro de avanço da extrema direita brasileira e suas consequências no desenvolvimento das relações sociais”, considera.

O trabalho de assistentes sociais nas políticas sociais: um debate necessário

Cerca de 300 pessoas, entre profissionais e estudantes, participaram das atividades.

O tema central do evento, este ano, foi “O trabalho das e dos assistentes sociais nas políticas sociais: um debate necessário” foi a principal motivação para Isabella da Paixão, assistente social que atua na Atenção Primária à Saúde em Belo Horizonte, participar do encontro. Houve, ainda, a possibilidade de inscrever e socializar artigos, frutos de reflexões e estudos pertinentes à profissão.

“Também me motivei a escrever um trabalho para enviar e poder apresentar às e aos colegas. Os debates das conferências, mesas e minicursos foram riquíssimos, além das apresentações dos trabalhos inscritos que me chamaram muita atenção pela qualidade e diversidade de temas”, pontua.

Neste sentido, a assistente social destacou alguns momentos marcantes do ENMSS, como a conferência com as professoras Yolanda Guerra e Raquel Raichelis sobre “A nova morfologia do trabalho e seus impactos na atuação da/o assistente social” e o minicurso do professor Leonardo Nogueira sobre “O trabalho de assistentes sociais nas políticas para a população LGBTQIAPN+ no Brasil”.

“Um acréscimo a se fazer é que o povo norte-mineiro é muito acolhedor e este encontro, claro, tem também essa característica de fazer a gente ‘se sentir em casa’. Pretendo voltar em 2026 e faço esse convite a todas e todos os colegas assistentes sociais e estudantes de Serviço Social de Minas e também do Brasil”, afirma.

Fotos: Acervo Curso de Serviço Social da Unimontes.