Dia da e do Assistente Social em Juiz de Fora é marcado por apoio a grevistas da UFJF e resgate das conquistas da categoria na região

Publicado em 23/05/2024

A Seccional Juiz de Fora promoveu no dia 15 de maio, um evento presencial pelo Dia da e do Assistente Social reunindo mais de cem pessoas. A programação foi aberta a profissionais e estudantes da região e teve debates sobre os princípios éticos e políticos da profissão, da formação profissional e de campos de estágio.

O evento foi construído em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e, na ocasião, representantes do CFESS e do CRESS reforçaram o apoio e solidariedade aos e às grevistas docentes e discentes do curso de Serviço Social que estão paralisados desde o fim de abril, reivindicando reajuste salarial.

Outras das demandas da greve que acontece em universidades federaos de todo o país são: recomposição salarial, reestruturação das carreiras de técnico-administrativos (PCCTAE) e docentes (EBTT), revogação de todas as normas que prejudicam a educação federal aprovadas nos governos Temer (2016-2018) e Bolsonaro (2019-2022) e recomposição do orçamento e reajuste imediato dos auxílios e bolsas dos estudantes.

O tema deste ano proposto pelo Conjunto CFESS-CRESS para ser debatido em todo o país: “Luta anticapacitista” também foi abordado. O debate trouxe elementos importantes para refletir sobre os avanços e obstáculos apresentados no cotidiano profissional e nos espaços de formação profissional para a efetiva inclusão, acessibilidade e visibilidade às pautas de pessoas com deficiência (PcDs).

Motivos para comemorar

Além dos desafios postos à categoria, Deise Lopes, diretora da Seccional, destacou alguns avanços dessa área de abrangência, como a implementação da Lei das 30 horas para as e os assistentes sociais da Prefeitura de Juiz de Fora em dezembro passado, assim como a garantia da isonomia salarial através da fiscalização do concurso público para assistentes sociais no município de Manhuaçu.

“Outras conquistas foram o Ato de Desagravo Público, em Vieiras, pela defesa da honra de uma profissional do município, a aquisição da nova sala da Seccional, em local mais acessível para a categoria e, ainda, a gestão plena do Suas pelo executivo municipal de Juiz de Fora, reforçando a luta pelo serviço público e de qualidade e permitindo a ampliação dos campos de estágio”, elenca.

Entre as entidades presentes, participaram representantes do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência, da Junta Reguladora da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Direitos Humanos, da Defesa Civil, além das entidades representativas do Serviço Social: Abepss, CFESS e Enesso.

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h