Dia da e do Assistente Social é marcado por palestras e posse das novas gestões na Sede e Seccionais do CRESS-MG

Publicado em 26/05/2023

Mais de 300 assistentes sociais de Belo Horizonte e outros municípios como Divinópolis, Poços de Caldas, Ouro Preto e participaram da comemoração pelo Dia da e do Assistente Social, promovido pelo CRESS-MG no dia 16 de maio, na capital mineira.

Na programação, além de uma palestra com a professora Yolanda Guerra, houve a cerimônia de posse que deu início à nova gestão da entidade e a despedida de uma gestão que enfrentou o desafio de administrar a entidade em plena pandemia da Covid-19.

Certificado: se você participou presencialmente da atividade, acesse aqui o seu.

No evento, intitulado Seminário Estadual “Serviço Social: necessário para o Brasil”, a ex-presidenta do Conselho por dois mandatos, Julia Restori, emocionada, entregou a gestão para o novo presidente, Claudio Horst. Junto à dupla, estavam a representante do CFESS, Carla Alexandra, a representante da ABEPSS, Ester Gomes, a assistente social, Yolanda Guerra, o coordenador do curso de Serviço Social da PUC, Waldeir Eustáquio e a representante estudantil, Laura Moreira.

Durante a posse, Julia comentou sobre seus seis anos de gestão e a importância do órgão. “Se em 2017, herdamos um CRESS fragilizado e com problemas financeiros e políticos, o estamos entregando completamente diferente, por que este foi nosso compromisso. O Conselho não é a Julia, não é o Claudio, somos todas e todos nós. É uma entidade que nos representa e, por isso, temos que honrá-la e defendê-la, pois o Serviço Social é uma profissão necessária para o Brasil”, pontua.

A cerimônia de posse da nova gestão foi marcada por falas carregadas de emoção.

Homenagem à equipe de trabalho

Antes de empossar as novas conselheiras e conselheiros, Julia fez uma homenagem à equipe de trabalho da entidade, responsável por mantê-la em funcionamento sempre com competência, e por materializar, no cotidiano, as ideias propostas pelas gestões que por aqui passam.

Nestes 60 anos de existência do CRESS, completados em setembro de 2023, essas trabalhadoras e trabalhadores contribuíram para que este órgão representativo da categoria se constituísse como um lugar de luta e resistência quando o assunto é fortalecer o Serviço Social. Confira o vídeo da homenagem!

Novos ares

Ao ser empossado, Claudio apresentou suas perspectivas para o próximo triênio e disse que o mandato estará centrado em um diálogo maior com o governo estadual. “Se no cenário nacional, temos a possibilidade de tensionar uma ampliação dos valores e defesas do Serviço Social brasileiro, a nível estadual temos grandes obstáculos e é onde vamos incidir. O CRESS e a profissão têm uma trajetória de lutas, afetos, aprendizados e resistência, e as estratégias serão construídas baseadas nisso”, afirma.

Empossadas e empossados os assistentes sociais que irão estar a frente do CRESS-MG até 2026.

Houve, ainda, o lançamento do livro “A dimensão técnico-operativa no trabalho de assistentes sociais”, uma iniciativa da gestão que traz artigos escritos por grandes nomes da profissão a fim de contribuir com o aprimoramento intelectual, técnico e político das e dos assistentes sociais, como forma de qualificar o exercício profissional e mediado pelo projeto ético-político, potencializando, assim, a melhoria dos serviços prestados à população usuária.

O material será enviado em breve para a casa das e dos profissionais como presente da Gestão “Unidade na luta para resistir e avançar!” (2020-2023).

Logo após a cerimônia de troca de mandato e da assinatura de todas e todos os dezoito conselheiros que vão compor a Gestão “Lutar quando é fácil ceder: unidade e resistência na defesa do projeto ético-político” (2023-2026), foi a vez da professora Yolanda Guerra, mestra, doutora e referência nacional em Serviço Social palestrar e tirar dúvidas das e dos assistentes sociais que participaram do evento.

Uma das maiores referências do Serviço Social brasileiro, a carioca Yolanda Guerra, marcou presença e tirou dúvidas da categoria.

Para finalizar o dia de comemorações e de troca de conhecimento, um delicioso café da tarde foi servido enquanto a sambista Manu Dias e Banda trouxe cultura e descontração para quem estava presente.

Manu Dias e sua banda agitaram o evento com clássicos do samba: gênero negro e de resistência.

 

Manu Dias e sua banda agitaram o evento com clássicos do samba: gênero negro e de resistência.

Veja aqui todas as fotos tiradas no Seminário Estadual, promovido em Belo Horizonte. (Fotos: Vanessa de Oliveira – Estagiária da Ascom).

A comemoração das Seccionais por Minas Gerais

As Seccionais de Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia não ficaram de fora das festividades pela data. No Triângulo Mineiro, foram dois dias de evento: na segunda-feira, 15 de maio, ocorreu a posse da nova gestão e na terça-feira, 16, a assistente social Raquel Gouveia realizou a palestra “Serviço Social: necessário para o Brasil”. Na ocasião, foi lançado seu livro “Na mira do fuzil: a Saúde Mental das mulheres negras em questão”.

A nova gestão da Seccional Juiz de Fora se prepara para um novo triênio de lutas e conquistas.

Já em Montes Claros, quem ministrou a palestra “Por que o Serviço Social é  necessário para o Brasil? Uma profissão regulamentada e comprometida com a ética e com a qualidade dos serviços prestados à população” para as e os assistentes sociais presentes foi a professora e assistente social Juliana Melim. Logo após a apresentação, foi dada abertura ao empossamento da chapa eleita para o triênio de 2023-2026.

Esta é a quinta gestão da Seccional, que foi inaugurada em abril de 2011.

Em Juiz de Fora, as comemorações se estenderam durante toda a semana em todos os turnos, em uma tradicional parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) chamada “Semana do Serviço Social”, e trouxe para o público palestras, mesas-redondas, minicursos, simpósios, além de um sarau do Serviço Social e visitas guiadas ao Cine Teatro Central da cidade. A posse da nova diretoria da Seccional ocorreu na segunda-feira 15 de maio, acompanhada de café da tarde e uma atividade cultural.

O evento de comemoração do Dia da e do Assistente Social em Uberlândia encheu o auditório do Ministério Público de Minas.

Após uma pandemia que nos fez lidar com muitas perdas e repensar tantas vezes as estratégias de atuação, as novas gestões do Conjunto CFESS-CRESS para o triênio 2023-2026 tomam posse em uma nova conjuntura política e com o estado de disseminação da Covid-19 controlado. São novos ares, mais leves, mas nem por isso, de menos luta. Vamos por mais três anos na defesa por um Serviço Social mais forte!

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h