Após dois anos sem alteração, assembleia delibera por reajuste de 7% na anuidade e esta poderá ser dividida em até 10x sem juros

Publicado em 03/11/2022

Já pensou poder decidir o valor da anuidade do CRESS-MG? Pois é isto que acontece durante a Assembleia Geral, atividade presencial e aberta a todas e todos os assistentes sociais. É neste momento que a gestão tem a oportunidade de mostrar para a categoria as principais ações feitas no último ano e, então, decidir coletivamente qual será a porcentagem de reajuste da taxa para o ano seguinte.

Na pandemia, o Conjunto CFESS-CRESS, entidade que representa o Serviço Social, reconheceu que o momento era crítico e estava afetando o bolso de muitas e muitos profissionais. Por isso, em 2021 e 2022, não houve reajuste no valor cobrado. Desde então, a possibilidade de pagar com cartão foi outro diferencial adotado aqui em Minas Gerais.

Reajuste e mais parcelas

Entretanto, o recurso da anuidade é o que mantém o Conselho de portas abertas e, com a inflação incidindo também sobre os gastos da entidade, o reajuste é essencial. Assim, durante a Assembleia Geral promovida na Sede do CRESS-MG, em Belo Horizonte, no dia 21 de outubro, foi definido o reajuste de 7%.

Desta forma, a anuidade passa a ser de R$ 596,29. Este valor tem descontos à vista, sendo o  maior deles  de 15%, em janeiro, válido para quem quitar a anuidade até 15 de fevereiro de 2023. Neste caso, a anuidade fica em R$ 506,84.

Outra importante decisão foi a de permitir que as e os profissionais já inscritos parcelem o valor referente ao exercício de 2023, em até dez vezes sem juros. Atualmente, a categoria recebe em casa um boleto contendo a cota única e a primeira parcela, para quem deseja parcelar, mas também pode emiti-los pela internet.

Em breve, mais detalhes sobre as formas de pagamento.

Reconhecer para valorizar

“Quando soube da Assembleia, me comprometi a participar para entender como o trabalho da gestão e da equipe de trabalho está sendo feito. O ponto-chave da reunião foi a apresentação das ações promovidas nestes anos de pandemia, pois foi possível ver o quanto o Conselho está sendo atuante”, comenta Thamira Freitas, profissional da Assistência Social.

A assistente social reconhece que a anuidade é o meio de o CRESS trabalhar. “É um recurso importante para executar as atividades e alcançar as demandas da categoria. Seria incoerente querer uma gestão eficiente e eficaz, mas sem recursos para o trabalho. Além disso, a ampliação do número de parcelas e a continuidade dos descontos para o pagamento à vista influenciaram a decisão conjunta pelo reajuste.”

Na ocasião, a gestão apresenta algumas propostas e abre para que as pessoas presentes possam indicar outras sugestões para serem votadas. Antes da votação, a presidenta do CRESS-MG, Julia Restori, relembrou as principais ações dos últimos dez meses, assim como a proposta orçamentária para 2023, a fim de que a categoria dimensione o que a entidade vem fazendo.

Acesse aqui os slides da apresentação.

Eleições CFESS-CRESS

Além disso, como este é o último ano da gestão do Conselho, que se encerra em maio de 2023, a Assembleia também é o momento em que são referendados os nomes que irão compor a Comissão Regional Eleitoral (CRE). O calendário eleitoral será divulgado em breve, mas vale lembrar que qualquer assistente social com registro ativo e em dia com a anuidade pode votar para escolher as novas gestões do CFESS e do CRESS de sua região.

Acesse aqui e confira o nome das e dos assistentes sociais que comporão a CRE, tanto na Sede, como nas Seccionais Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia.