Qualificando profissionais pelo estado: o CRESS na Estrada está de volta e a primeira parada será em Curvelo!

Publicado em 21/09/2022

Atenção! Esta atividade está cancelada. 
Faremos o reagendamento do evento e nova divulgação no site institucional e nas redes sociais do Conselho assim que possível.

Após quase três anos suspenso em função da pandemia, o Projeto CRESS-MG na Estrada – Atividades Regionalizadas está de volta, a partir de outubro, para levar a diferentes partes do estado, debates e oficinas gratuitas que contribuam para o aperfeiçoamento técnico, teórico e político das e dos assistentes sociais e, com isso, valorizar o Serviço Social por onde passa.

A iniciativa é uma resposta aos desafios da extensão territorial e do expressivo número de municípios em Minas Gerais, buscando conceder mais capilaridade às atividades formativas e com o intuito de alcançar um maior número de profissionais que atuem em regiões para além daquelas onde se situam a Sede, em Belo Horizonte, e as Seccionais, em Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia.

 

Primeira parada: Curvelo

A primeira cidade escolhida para marcar esta nova fase do projeto, que está em sua 31ª edição, é a cidade de Curvelo, situada no centro de Minas Gerais.

O evento continua sendo gratuito, presencial, com certificado e se configurando como espaço de reflexão e debate em torno de assuntos demandados pela própria categoria e importantes para a atuação profissional, além de ser uma ferramenta para mobilizar a categoria na região e, assim, fortalecer o Serviço Social.

Sobre as vagas e as inscrições

O público-alvo é composto por assistentes sociais e estudantes de Serviço Social do sétimo e oitavo períodos – 20% das vagas são exclusivas para estudantes.

Ao se inscrever, as e os estudantes interessados se declaram de acordo em comprovar seu período letivo durante o credenciado do evento, através de declaração original emitida pela Instituição de Ensino.

A inscrição deve ser feita através de formulário. É fundamental que os dados sejam inseridos com atenção, para que o CRESS possa entrar em contato confirmando sua inscrição.

Se você é assistente social, clique aqui para se inscrever!

Já estudantes de Serviço Social, devem preencher este formulário.

 

Confira, abaixo, a comparação completa:

 

8h – Credenciamento.

9h – Mesa de abertura.

9h30 às 11h – Palestra principal
Tema: A Conjuntura e os Reflexos no Cotidiano do Exercício Profissional: Desafios e Possibilidades para a Efetivação do Projeto Ético-Político.

Com: Luciana Gonçalves Pereira de Paula
Assistente social, professora na Faculdade de Serviço Social da UFJF. Possui doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFRJ e pós-doutorado pelo mesmo programa. É integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre os Fundamentos do Serviço Social.

12h30 – Intervalo.

14h às 17h – Oficinas temáticas simultâneas.

Oficina 1: Elaboração de Documentos Técnicos Profissionais.

Com: Ludson Martins – Assistente social, atuando na Prefeitura Municipal de Nova Lima. Mestre em Serviço Social pela UFJF. Investiga a temática dos fundamentos do Serviço Social, associada à questão da legitimidade no âmbito da teoria das profissões. Tem interesse no estudo dos problemas de gênero e da democracia.

Oficina 2: Elaboração do Projeto de Trabalho da e do Assistente Social.

Com: Claudio Horst – Assistente social, conselheiro do CRESS-MG e professor do curso de Serviço Social da UFOP. Doutor em Serviço Social pela UFSC.

Oficina 3: Implicações Éticas no Exercício Profissional.

Com: Denise Cunha – Assistente Social e coordenadora técnica e política do CRESS-MG.

Oficina 4:  Serviço Social e Direitos Humanos.

Com: Leonardo Koury Martins – Assistente social, conselheiro do CRESS-MG e professor do curso de pós-graduação em Política de Assistência Social da PUC Minas. É Pesquisador na FLACSO/FPA em Estado, Governo e Políticas Públicas com foco em Democracia e Participação Política e pesquisador associado à rede PENSSAN, rede responsável pelo Inquérito da Insegurança Alimentar no Brasil.

17h – Encerramento.

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h