Supervisão de Estágio é tema de roda de conversa que marca a volta dos eventos presenciais na Seccional Uberlândia

Publicado em 16/08/2022

O primeiro encontro presencial da Comissão de Trabalho e Formação Profissional da Seccional Uberlândia aconteceu por meio de um debate sobre a “Supervisão de Estágio em Serviço Social”, no dia 28 de junho. A convidada para tratar do tema foi Lesliane Caputi, assistente social e professora de Serviço Social da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) que acaba de lançar um livro de mesmo título.

Os pontos abordados provocaram reflexão e inquietações acerca dos impactos do estágio no período da pandemia e do perfil profissional que tem se constituído diante do desmonte da política de Educação. Para o assistente social Tales Fornazier, membro da comissão, integrante da Abepss e trabalhador do Suas, a escolha do tema foi acertada para o atual momento.

“As reflexões desse debate e livro nos convocam à necessária radicalidade na defesa do projeto de formação contido nas Diretrizes Curriculares da Abepss (1996), o qual é caudatário da direção sociopolítica construída pelo Serviço Social e renovada a partir da ruptura com o conservadorismo e da ‘virada’ na história profissional”, avalia.

Neste sentido, a professora, em sua fala, convidou as pessoas presentes a adotarem um posicionamento crítico frente ao projeto educacional em curso no atual governo. Lesliane reforçou que a supervisão de estágio passa pelo compromisso da categoria profissional em defender uma educação laica, pública, gratuita, democrática e de qualidade.

Além disso, lembrou que a supervisão de estágio não é um mero cumprimento da grade curricular, mas sim, um processo fundamental da formação profissional com critérios a serem seguidos e que esse conceito deve ser aprendido já na universidade. Enquanto estudante e estagiária de Serviço Social, Solange da Silva, aproveitou bem a oportunidade de participar do evento.

“Foi valioso poder estar em um espaço composto por diversas representações da categoria profissional: assistentes sociais, pesquisadoras e pesquisadores, docentes, representantes das entidades da categorias, estagiárias, estagiários entre outros. Ficou evidente, para mim, que é coletivamente que se constrói o debate e as estratégias para responder às demandas colocadas ao Serviço Social”, pontua.

Um momento formativo, para valorizar quem se compromete com o projeto ético e político do Serviço Social e também comemorar a vida diante de um cenário tão assustador como o da pandemia, observa o assistente social e coordenador da comissão, Warles Rodrigues.

“Falas revigorantes! No encontro desta noite, celebramos também a vida, graças à ciência que vem devolvendo esperança à humanidade  e permitindo com que, aos poucos, retomemos a convivência, após tanto tempo de sofrimento imposto pela pandemia e agravada pela perversidade do atual chefe de Estado brasileiro”.

O livro

Lançado durante a roda de conversa, o livro “Supervisão de Estágio em Serviço Social”, da professora da UFTM, Lesliane Caputi, pode ser encontrado nas principais livrarias online. Basta procurar pelo título nos sites de pesquisa de sua preferência.

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h