‘CFESS Manifesta’ especial traz dados sobre os desafios na política urbana e na precarização da moradia no país

Publicado em 10/06/2022

Ilustração do CFESS Manifesta traz, ao centro, mãos segurando cartazes com reivindicações por avanços nas questões do direito à cidade e à terra. A ilustração também mostra comunidades e prédios, em formato de globo. Abaixo, a frase Assistentes Sociais pelo Direito à Cidade.

Arte: Rafael Werkema/CFESS

 

O Conselho Federal lança hoje uma nova edição do informativo CFESS Manifesta, elaborada especialmente para marcar a participação da entidade na Conferência Popular pelo Direito à Cidade, que ocorre entre 3 e 5 de junho, em São Paulo (SP).

“Neste contexto de profundas desigualdades, sociais e econômicas, escancaradas por uma pandemia que tem assolado país há mais de dois anos, impõe-se para nós debater experiências de políticas urbanas, com vistas ao direito à cidade, que possam responder às necessidades sociais de trabalhadoras e trabalhadores”, diz trecho da nova publicação, elaborada pelas assistentes sociais Mauricleia Soares e Tânia Diniz, representantes do CFESS no Fórum Nacional da Reforma Urbana (clique aqui e confira!).

O documento também reúne dados alarmantes sobre a realidade de milhares de pessoas no país, evidenciando que as políticas públicas implementadas no Brasil resultam em cidades desiguais, em formas precárias de moradia e na segregação urbana.

Vale ressaltar que a participação do CFESS na conferência coloca como desafio a articulação de forças políticas e sociais, com movimentos sociais e profissionais comprometidos com a construção de cidades justas e igualitárias, e na defesa do acesso à terra e ao espaço urbano.
O evento

A Conferência Popular pelo Direito à Cidade conta com o apoio de mais de 600 entidades e tem o objetivo de ampliar a discussão e a construção de estratégias e convergências acerca das experiências recentes, acertos e erros, novos caminhos e formas de luta e de organização da vida urbana no país.
Como objetivos centrais, construir democraticamente uma plataforma de lutas urbanas voltada para o combate à desigualdade social e à predação ambiental; participar da redemocratização do país por meio de uma articulação nacional de agentes, atores e entidades vinculadas à vida urbana e produção das cidades e inserir o tema das cidades no projeto nacional a ser definido por ocasião das eleições de 2022.

 

Clique e acesse o novo CFESS Manifesta

Conheça também o site do evento e saiba mais

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h