Para um Serviço Social mais forte, um CRESS atuante e presente! Veja como foi evento do NAS Veredas sobre o tema

Publicado em 13/04/2022

“Estamos atravessando um momento em que fortalecer e legitimar os conselhos de classe se torna cada vez mais necessário. No que diz respeito a defender as bandeiras consoantes com o projeto ético e político de nós, assistentes sociais, o Conjunto CFESS-CRESS é sempre muito atuante.  E ter esse apoio para nos orientar quanto ao exercício profissional, assim como fiscalizar nossas condições de trabalho, editais de concursos públicos, dentre outras atribuições do CRESS, só nos deixa mais fortes enquanto categoria.”

O depoimento é da assistente social Ana Paula Pereira Dias sobre a reunião virtual do Núcleo de Assistentes Sociais de Brasília de Minas e Região (NAS Veredas), promovido no dia 31 de março, para abordar “A importância do CRESS-MG para o fortalecimento da categoria”. A atividade foi online e teve a participação da atual presidenta do Conselho, Julia Restori, e a presença de profissionais de vários municípios como Ibiracatu, Januária e Luislândia.

Durante o encontro, foram apresentadas as ações desenvolvidas pelo CRESS-MG, assim como os desafios de atender e representar profissionais em um dos maiores estados brasileiros. Além disso, a presidenta esclareceu dúvidas comuns a respeito da anuidade e da luta pelo piso salarial nacional das e dos assistentes sociais. Neste sentido, os NAS têm um papel importante de difundir as informações relacionadas ao Conjunto e ao Serviço Social brasileiro.

“As atividades dos Núcleos são essenciais para a articulação política da categoria, além de propiciar oportunidades de formação continuada e de aperfeiçoar nosso exercício profissional. Este encontro nos aproximou do Conselho, permitindo compreender melhor as competências e os limites da entidade, assim como ajudou a entender como podemos acessá-lo de maneira mais assertiva e eficaz”, avalia a profissional Thamara Cunha.

Outro assistente social e ex-coordenador do NAS Veredas, Daniel Afonso Pinto, parabenizou a iniciativa e sinalizou o papel dos Núcleos neste contexto. “Sem dúvida foi um momento único e propício para conhecer as ações e funções do CRESS-MG, com destaque para a interiorização e descentralização das atividades que acontecem por meio das Seccionais e, claro, dos Núcleos de Assistentes Sociais espalhados por Minas Gerais. Sabemos da importância da organização social da classe trabalhadora  e nesse sentido, o Conselho é imprescindível na defesa e garantia de nossa profissão!”, finaliza.

Os NAS por Minas Gerais

Os Núcleos de Assistentes Sociais (NAS) são criados por meio da mobilização de profissionais das várias regiões do estado e têm como principal objetivo contribuir para que o Serviço Social seja mais valorizado nessas localidades. Atuam com o suporte do CRESS-MG, principalmente por meio da Comissão de Apoio a Grupos Organizados (Comago).

As reuniões são mensais e são uma ótima oportunidade para conhecer e trocar experiências com colegas de profissão. Estes encontros também são uma maneira de levar para além das cidades onde se situam a Sede e as Seccionais, os debates relacionados ao Serviço Social e que são propostos pelo Conjunto CFESS-CRESS.

> Para saber se já existe NAS em sua região ou para formar um novo, acesse nosso site. Se tiver interesse em criar um Núcleo em sua região, mande um e-mail para comago@cress-mg.org.br.