O acesso ao BPC pela população: vai ter audiência pública!

Publicado em 09/08/2021

O CFESS lançou recentemente a série “Assistente social, explica pra gente”, para tratar de temas referentes à atuação profissional de uma forma didática, simples e objetiva. O primeiro assunto abordado foi a nova lei do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), normativa que traz graves problemas para o acesso ao benefício pela população (relembre aqui). Mas, além disso, desde a implantação do aplicativo “Meu INSS”, por meio do qual é feito o agendamento e atendimento digital na instituição, o acesso ao BPC tem se tornado cada vez mais difícil, em razão da desigualdade e do precário acesso à internet pela população.

Diante desta situação, o CFESS articulou, juntamente com parlamentares da Câmara dos Deputados em Brasília (DF), uma audiência pública na próxima terça-feira, 10 de agosto, na Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, às 14h (horário de Brasília). O evento será virtual e quem quiser poderá assistir pelo link https://bit.ly/AudienciaBPCvivo.

A conselheira do CFESS Lylia Rojas participará da atividade e convida a categoria a assistir on-line e saber mais sobre o debate, que envolve a atuação profissional de um grande número de assistentes sociais. “O público que mais necessita do BPC, que são pessoas idosas e com deficiência em situação de extrema pobreza, são as que menos têm acesso ou dominam o uso as tecnologias de comunicação (celulares e computadores). Estamos diante de uma situação gravíssima e, por isso, é importante que a categoria acompanhe esta discussão”, ressalta.

A audiência também tem presenças confirmadas do presidente do INSS; da diretora da Secretaria de Políticas Sociais da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) e do coordenador-geral de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, representando a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDP).

Por meio deste link, você pode acompanhar a audiência ao vivo no dia 10/8

Fonte: CFESS