Núcleos de Assistentes Sociais (NAS) participam de capacitações promovidas pelo CRESS-MG

Publicado em 11/05/2021

Presentes em todas as partes do estado, os Núcleos de Assistentes Sociais (NAS) são espaços abertos à categoria, formados pela mobilização das e dos próprios profissionais, e visam fortalecer o Serviço Social nas regiões onde se estabelecem.

Quer fazer parte de algum NAS? Confira onde eles estão situados.

Nas últimas semanas, o CRESS-MG promoveu atividades voltadas ou com a participação das e dos integrantes dos Núcleos e que tiveram como objetivo a formação permanente e a criação de estratégias para a mobilização da categoria:

  • “Diálogos sobre os espaços de articulação e organização das e dos assistentes sociais e de valorização do Serviço Social: constituição histórica dos NAS dentro do Conjunto CFESS-CRESS”, no dia 24 de março;

Assista, aqui, o vídeo deste importante debate.

  • “Oficina de Atribuições e estratégias de comunicação”, no dia 24 de abril e;

  • “Atividade de Formação sobre a Lei 13.935/19 e os subsídios necessários para  sua implementação no estado de Minas Gerais”, no dia 29 de abril.

Integrantes dos NAS e das gestões participam de oficina sobre estratégias de comunicação.

Diante do arrefecimento dos movimentos sociais, especialmente em função da pandemia, a conselheira e coordenadora da Comissão de Apoio a Grupos Organizados (Comago), Fabiana Marques, diz que:

“Os desafios do momento só reafirmam a importância dos grupos organizados, e estas ações que o Conselho vem promovendo motivam quem está na ponta a se articular, dentro dos NAS, em defesa da nossa categoria e do projeto ético e político da nossa profissão. Quando nos reunimos percebemos que estamos na mesma trincheira e que juntas e juntos somos muito mais fortes!”, pontua.

Assistentes sociais na Educação

Com a realização da atividade sobre a Lei 13.935/19 que prevê a inserção de assistentes sociais, psicólogas e psicólogos na rede básica de ensino, as e os integrantes dos NAS puderam ficar mais por dentro dessa luta e, assim, pensar formas de fomentar essa discussão em suas regiões. Após a atividade que teve como convidadas a conselheira do CFESS, Carla Pereira e a professora da Unimontes, Leni Maria, os Núcleos já começaram a se movimentar.

Como conta Fabiana, alguns já têm criado comissões para abordar o tema. Além disso, suas e seus integrantes estão colaborando na construção de minutas de lei e organizando reuniões com o Poder Executivo, Legislativo e com  Associações de Municípios para tratar da importância da implantação da normativa.

“A meta, agora, é verificar se os recursos para a contratação das e dos profissionais no ensino constam na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de cada município, que em breve deverá ser encaminhada para a aprovação nas respectivas câmaras municipais”, observa a coordenadora.

Veja mais sobre o andamento dessa luta no Conjunto CFESS-CRESS.

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h