NAS INCONFIDENTES

Publicado em 11/05/2021

As Mudanças na Previdência Social foi o tema de debate ocorrido em agosto de 2019, com profissionais da região.

Em 3 de fevereiro de 2013, acontecia a primeira reunião do Núcleo de Assistentes Sociais (NAS) de Mariana e Região, nome dado à época. Na ocasião, foram apresentadas e discutidas as orientações para vincular os NAS ao CRESS-MG, assim como as Resoluções Nº 2009/06 e Nº 2921/09, trazendo as competências, atribuições e responsabilidades do grupo e integrantes.

Nesse mesmo dia, foi eleita a primeira comissão gestora do NAS, sendo os representantes: Elaine de Souza Nascimento, Ricardo Fernando Gregório e Bruno Sérgio de Souza Siqueira. Anos mais tarde, o grupo passou a se chamar NAS Inconfidentes, a fim de abranger, no nome e em suas ações, outros municípios da região.

Unidas e unidos por melhorias para a categoria

Dentre os elementos motivaram a criação do NAS, destacam-se os anseios de fortalecer e engajar a categoria profissional rumo às reivindicações de luta por melhores condições de trabalho; a garantia de formação continuada; a discussão ampla a respeito das políticas públicas nas esferas municipais, estadual e federal e a possibilidade de diálogo entre profissionais da região.

No território onde estão os municípios integrantes do NAS, há uma intensa mineração que provoca impactos socioeconômicos na população local e que se refletem na atuação das e dos assistentes sociais. Em 2015, por exemplo, o rompimento da barragem de uma mineradora local se refletiu nas instâncias sociais, institucionais, econômicas e o Serviço Social teve um papel crucial.

Se por um lado, a fragilidade contratual de algumas e alguns profissionais incide diretamente na participação dessas pessoas nas ações do Núcleo, por outro lado, a proximidade geográfica entre municípios e também a parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), que conta com o curso de Serviço Social, contribuem para mobilizar a categoria para a militância.

Municípios da área de abrangência

Os municípios que compõem o NAS Inconfidentes são: Mariana, Ouro Preto, Barão de Cocais, Catas Altas e Santa Bárbara. Contudo, para além das comarcas integrantes do NAS, atualmente tais limites geográficos são extrapolados, de forma positiva e aumentando consideravelmente o alcance e a articulação entre as e os profissionais de outros municípios.

Entre em contato
E-mail: nasinconfidentes@yahoo.com
Coordenação: Bruno Sérgio de Souza Siqueira (CRESS-MG 12.247).