É da região de Uberlândia? Confira as principais ações de 2021 da Seccional Uberlândia do CRESS-MG

Publicado em 30/04/2021

A Seccional de Uberlândia iniciou o ano de 2021 com muito trabalho, firmes no compromisso ético e político profissional e na esperança de novos tempos. Durante os meses de janeiro a março deste ano seguiu em plena atividade, seja por meio do trabalho de fiscalização profissional, seja pelo trabalho administrativo ou em atividades junto às comissões políticas e regimentais.

Destacamos que em fevereiro foi disponibilizado, no canal do Youtube do CRESS-MG, o conteúdo dos módulos do curso Práxis e Serviço Social realizado pela Seccional no segundo semestre de 2020 para toda a categoria. Na atividade, tivemos a participação e colaboração de diversos Docentes das Universidades de nossa região e profissionais que atuam em diversos espaços sócio-ocupacionais. As contribuições foram riquíssimas.

Confira aqui!

Seguimos superando os desafios do isolamento social e trabalho remoto com criatividade e persistência nos reinventando sempre. As ações realizadas durante esse período, você confere a seguir. Para ficar por dentro dos próximos eventos abertos aos Assistentes Sociais da região, acompanhe o site e as redes sociais do CRESS-MG.

Durante a pandemia, as agentes fiscais não estão realizando fiscalização por se tratar de uma ação que precisa ser feita presencialmente. Mas os canais de atendimento para tirar dúvidas, fazer denúncias e receber orientação sobre o exercício profissional continua ativo.

Confira, aqui, as informações atualizadas de e-mails e telefones.

A seguir, os dados referentes ao trimestre em todo o CRESS-MG, tanto Sede, como Seccionais.

• Atendimentos no Plantão para Orientações direcionadas ao exercício profissional:

– Via Telefone: 501

– Via e-mail: 313

• Dentre os temas mais abordados nas solicitações de orientação, estão:

Código de Ética, concursos, denúncias, Lei 8.662/93, estágio e supervisão de estágio, execução de políticas públicas, exercício profissional em tempos de pandemia, Resoluções CFESS, orientação sobre as 30 horas, solicitações emanadas do poder judiciário, questões trabalhistas/sindical.

• Campos de estágio fiscalizados: 138

• Atividades de Orientação Coletiva: 12

• Número de participantes nas atividades de Orientação Coletiva: 205

• Editais e processos seletivos fiscalizados: 17

14/01 Reunião da Diretoria da Seccional.

18/01 Reunião da Comissão de Gestão do Trabalho.

20/01 Reunião da Comissão de Orientação e Fiscalização (Cofi).

27/01 Reunião da Diretoria da Seccional (foto acima).

03/02 Reunião da Comissão de Orientação e Fiscalização (Cofi).

09/02 Reunião com a Gerência Técnica, agentes fiscais e Diretoria.

10/02 Reunião da Diretoria da Seccional.

10/02 Reunião das agentes fiscais com a Gerência Técnica (Getec).

18/02 Reunião da Comissão de Orientação e Fiscalização (Cofi).

22 e 23/02 Encontro estadual das Cofis.

24/02 Reunião da Diretoria da Seccional.

23/02 Reunião da Comissão de Seguridade Social no dia  (foto acima).

01/03 Reunião da Comissão de Gestão do Trabalho.

01/03 Reunião da Comissão de Apoio a Grupos Organizados (Comago).

02/03 Reunião de continuidade do Encontro Estadual das Cofis.

03/03 Reunião da Cofi.

08/03 Reunião da Diretoria da Seccional.

12/03 Reunião Nacional das Cofis junto ao CFESS com o tema: “Diálogo sobre orientação e fiscalização na conjuntura da pandemia” com participação da agente fiscal Maria Ângela.

17/03 Reunião da Cofi.

18 e 19/03 Participação da diretoria da Seccional na reunião mensal do Conselho Pleno do CRESS-MG.

22/03 Reunião da Diretoria da Seccional (foto acima).

09/01 Reunião com Vereador Neemias Miquéias de Uberlândia, que também é assistente social, para discutir pautas da categoria.

05/02 Reunião com Coordenadores e Supervisores de Estágio do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM com o tema Estágio na Pandemia. Participaram os agentes fiscais e a gerente técnica do CRESS.

10/02 Atividade de orientação realizada pelas agentes fiscais e da Gerência Técnica com estudantes do 8º período do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) com o tema: “Informações Gerais, inscrição e registro”.

10/02 Atividade com estudantes dos 4º e 8º períodos do curso de Serviço Social da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) com participação dos agentes fiscais.

12/02 Reunião com a comunidade acadêmica do curso de Serviço social da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) com o tema: “Estágio na pandemia”.