É da região de Montes Claros? Confira as principais ações de 2021 da Seccional Montes Claros do CRESS-MG

Publicado em 30/04/2021

A estrutura física e administrativa do CRESS-MG é formada pela Sede, em Belo Horizonte, e pelas Seccionais Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia. Mas a direção política é uma só, como reforça o nome da atual gestão “Unidade na luta para resistir e avançar” (2020-2023).

Juntas, Sede e Seccionais realizam reuniões internas e eventos abertos às e aos assistentes sociais. Mas cada uma delas tem suas particularidades, comissões temáticas próprias e ações pensadas para fortalecer o Serviço Social nas regiões onde se situam.

A cada três meses, o Conselho divulga um levantamento das principais atividades de cada uma das Seccionais. Mesmo com a pandemia, o atendimento segue a todo vapor e as reuniões também, tudo no formato online e remoto.

Confira como foi o primeiro trimestre do ano, na Seccional Montes Claros!

Durante a pandemia, as agentes fiscais não estão realizando fiscalização por se tratar de uma ação que precisa ser feita presencialmente. Mas os canais de atendimento para tirar dúvidas, fazer denúncias e receber orientação sobre o exercício profissional continua ativo.

Confira, aqui, as informações atualizadas de e-mails e telefones.

A seguir, os dados referentes ao trimestre em todo o CRESS-MG, tanto Sede, como Seccionais.

• Atendimentos no Plantão para Orientações direcionadas ao exercício profissional:

– Via Telefone: 501

– Via e-mail: 313

• Dentre os temas mais abordados nas solicitações de orientação, estão:

Código de Ética, concursos, denúncias, Lei 8.662/93, estágio e supervisão de estágio, execução de políticas públicas, exercício profissional em tempos de pandemia, Resoluções CFESS, orientação sobre as 30 horas, solicitações emanadas do poder judiciário, questões trabalhistas/sindical.

• Campos de estágio fiscalizados: 138

• Atividades de Orientação Coletiva: 12

• Número de participantes nas atividades de Orientação Coletiva: 205

• Editais e processos seletivos fiscalizados: 17

12 e 13/01 Participação da diretora da Seccional, Amanda Freitas, na reunião de Planejamento da Comissão de Comunicação.

14/01 Visita das diretoras Noêmia de Fátima e Amanda Freitas às novas instalações da Seccional.

21 e 22/01 Participação da diretoria da Seccional na reunião mensal do Conselho Pleno do CRESS-MG.

26/01 Reunião de diretoria da Seccional.

08/02 Reunião da Comissão de Trabalho e Formação da Seccional.

10/02 Reunião da Comissão de Seguridade Social Ampliada e Direitos Humanos da Seccional.

11/02 Participação da diretoria da Seccional na reunião mensal do Conselho Pleno do CRESS-MG.

17/02 Reunião de diretoria da Seccional.

23/02 Participação da Comissão de Orientação e Fiscalização (Cofi) da Seccional Montes Claros, no Encontro Estadual das Cofis.

24/02 Reunião entre Seccional, na pessoa do diretor Leonardo Prates e do membro da Comissão de Serviço Social na Educação da Seccional, Wesley Helker, com a gestão municipal da cidade de Brasília de Minas sobre a Lei 13.935/2019 que prevê a inserção de assistentes sociais, psicólogas e psicólogos na educação.

24/02 Reunião da Comissão de Apoio a Grupos Organizados (Comago) da Seccional.

25 e 26/02 Participação da diretoria da Seccional na reunião mensal do Conselho Pleno do CRESS-MG.

01/03 Participação na Reunião da Comago Sede e Seccionais

02/03 Reunião da Comissão de Orientação e Fiscalização (Cofi) da Seccional.

05/03 Reunião da Comissão de Orientação e Fiscalização (Cofi) da Seccional.

08/03 Participação da diretora Mauricéia no Fórum de Supervisão de Estágio junto à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

08/03 Reunião de diretoria da Seccional.

09/03 Reunião da Comissão de Trabalho e Formação Profissional da Seccional.

15/03 Participação da diretora Amanda Freitas na primeira reunião da comissão responsável pela elaboração de edital para submissão de artigos na Revista Conexão Geraes.

16/03 Participação da diretora Noêmia de Fátima na reunião da Comissão do Concurso Público CRESS-MG.

18 e 19/03 Participação da diretoria da Seccional na reunião mensal do Conselho Pleno do CRESS-MG.

22/03 Reunião de diretoria da Seccional.

24/03 Participação na atividade da Comago com os Núcleos de Assistentes Sociais "Diálogos sobre os espaços de articulação e organização das e dos assistentes sociais e de valorização do Serviço Social: constituição histórica dos NAS dentro do Conjunto CFESS-CRESS".

25/03 Participação na Capacitação sobre Desagravo Público

31/03 Reunião do Fórum Local de Supervisão de Estágio em Serviço Social UNIMONTES

C:UsersAldemyrDownloadsWhatsApp Image 2021-03-31 at 6.20.02 PM.jpeg

Reunião entre Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene – CIMAMS, Conselho Regional de Serviço Social – CRESS, e o Conselho Regional de Psicologia – CRP (23/02)

Em fevereiro, o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams), o Conselho Regional de Psicologia (CRP-MG) e o CRESS-MG, representado pela Seccional Montes Claros se reuniram para debater a inserção de assistentes sociais, psicólogas e psicólogos na rede pública de educação básica, embasados pela Lei Federal 13.935, de 11/12/2019. Mesmo em vigor, a lei ainda não foi implantada na realidade de diversos municípios mineiros – e em todo o país. A articulação entre as entidades visa provocar as gestões locais para a importância das equipes multidisciplinares na rede de educação.