Sou assistente social e continuo adotando medidas para o combate à Covid-19

Publicado em 24/03/2021

O Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais (CRESS-MG), no uso de suas atribuições, convida a categoria de assistentes sociais a apoiar as medidas sanitárias necessárias para diminuir os índices de pessoas infectadas e de casos que possam chegar a óbito na pandemia do Covid-19 no estado.

Minas Gerais atinge em, março, um milhão de casos confirmados e mais de 22 mil pessoas mortas, um dos maiores números do país. Nas últimas semanas, o governo estadual e as prefeituras apresentaram medidas mais rígidas para diminuir o trânsito de pessoas, mas atos contrários a essas decisões vêm sendo organizados por várias cidades.

Em Juiz de Fora, nos últimos dias, o governo municipal vem sendo perseguido com ataques ao executivo e ao legislativo e com manifestações que exigem o fim das medidas sanitárias e pedem o impeachment da prefeita. Os movimentos reacionários dizem “não à democracia” e sugerem um governo militar provisório.

As e os assistentes sociais estão na linha de frente nos serviços de Saúde, de Assistência Social e de outras políticas essenciais. Sabemos da importância dessas medidas para diminuir o caos pandêmico vivenciado há um ano, no Brasil. Lutar pela democracia e dizer “não ao árbitro e ao autoritarismo” é parte da responsabilidade ética profissional que temos para com a sociedade.

É necessário que os governos eleitos possam garantir seu papel constitucional, que também cumpre na possibilidade de acelerar a vacinação para a população, acesso a renda emergencial e fortalecimento das políticas públicas para o pleno atendimento da população que sofre diretamente pela violência instituída diante da calamidade pública pelos detentores do capital.

Nossa responsabilidade de afirmar o Direito à Vida passa pela construção cotidiana do nosso projeto profissional que vislumbra uma outra ordem de sociedade. Somos uma categoria que defende a seguridade social que cumpra o seu papel protetivo e só haverá este cumprimento a partir de uma sociedade democrática!

Leia também: CRESS-MG se posiciona sobre o desmonte no SUAS, ataques ao SUS e o direito à vacinação para a categoria de assistentes sociais nos serviços essenciais e para toda a população brasileira