Ubuntu: Eu sou, porque nós somos! Este é o tema do Dia Mundial do Serviço Social

Publicado em 16/03/2021

Divulgação/Fits

A terceira terça-feira de março marca, todos os anos, o Dia Mundial do Serviço Social, data instituída pela Federação Internacional de Assistentes Sociais (Fits), da qual o CFESS é associado. O tema de 2021 é “Ubuntu: eu sou, porque nós somos. Fortalecendo a solidariedade social e a conexão global”.

Para a presidenta do CFESS, Elizabeth Borges, o tema do ano alimenta o chamado para estratégias internacionalistas da categoria e alerta para o sentido de uma humanidade, que só será plena quando não houver uma só pessoa submetida a iniquidades e exploração, em especial neste contexto da pandemia de covid-19.

“Hoje, expressamos nossas felicitações a assistentes sociais de todos os países, pela passagem do dia de merecido reconhecimento do nosso trabalho. A profissão tem demostrado a força da solidariedade, no enfrentamento da pandemia causada pela covid-19. A crise sanitária mundial é de grande gravidade e só revela a crise do sistema metabólico do capital, com a superexploração do trabalho, esgotamento de recursos naturais, devastação do meio ambiente e banalização da vida humana, num modelo econômico orientado por lucros e concentração de riquezas”, avalia Elizabeth Borges.

Ela acrescenta que, no Brasil, “a crise ganha contornos de barbárie e nosso papel tem sido o de exigir celeridade e responsabilidade do governo federal, para conter a propagação do vírus e evitar as mortes diárias; nossa luta é pelo direito à vida e defesa do sistema de saúde pública e imediata aquisição de vacinas para toda a população. Seguimos na resistência à privatização dos serviços e à precarização do trabalho”, conclama a presidente do CFESS.

Clique aqui para assistir a mensagem do CFESS para profissionais do mundo.

Federação Internacional

Para quem não sabe, a Fits tem sede na Suíça e engloba organizações profissionais de Serviço Social de 128 países de cinco regiões continentais, com mais de 500.000 assistentes sociais em todas as partes do mundo. Atualmente, a presidenta da entidade é assistente social da Argentina, Silvana Martínez.

Ela explica que o tema do Dia Mundial do Serviço Social vem de uma ampla consulta dentro e fora da Fits. “Ubuntu é uma mensagem poderosa sobre a necessidade de solidariedade em todos os níveis: dentro das comunidades, sociedades e globalmente. É uma mensagem de que todas as pessoas estão interconectadas e de que nosso futuro depende do reconhecimento e do envolvimento de todas as pessoas na construção de um futuro sustentável”, afirma Martinez.

A participação do CFESS nas ações e debates promovidos pela Federação move-se na direção do fortalecimento da organização política da categoria na América Latina e Caribe, e da inserção, no debate mundial, dos princípios e valores do projeto ético-político profissional. O CFESS é a entidade brasileira associada à Fits há vários anos; atualmente, ocupa a vice-presidência da região América Latina e Caribe junto com o representante da Costa Rica, Larry Alicea, e representado pela assistente social e professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Tânia Diniz, (gestão 2018-2022).

Clique aqui e baixe o cartaz do Dia Mundial do Serviço Social 2021

Acesse e conheça o site da Fits

Saiba mais sobre a atuação do CFESS na Fits

Fonte: CFESS