Assistentes sociais no Dia Internacional das Mulheres, 8 de março!

Publicado em 11/03/2021

O Dia Internacional das Mulheres carrega um histórico de luta pelos direitos e pela vida de todas as mulheres. Em 2021 não será diferente, inclusive para assistentes sociais, profissionais de uma categoria majoritariamente composta por mulheres. Em meio à pandemia do novo coronavírus (covid-19), muitos são os desafios para as assistentes sociais e para as mulheres em todo o mundo, em especial para as mulheres negras, indígenas, moradoras de periferia, desempregadas e as que estão na linha de frente de enfrentamento à covid-19.

Por isso, o CFESS, juntamente com entidades da sociedade civil e movimentos sociais, construiu um manifesto nacional (acesse aqui) com as principais lutas do dia 8 de março em 2021. Um dos temas centrais é a saúde pública e a defesa da vacinação para toda a população no Sistema Único de Saúde (SUS). O manifesto afirma que, na pandemia, "a tragédia humanitária foi muito além do vírus e das mortes".

Tais desafios se aprofundaram no contexto de crise sanitária e crise social, que escancararam, para toda a sociedade, o peso do trabalho doméstico, a importância dos serviços públicos e os impactos danosos do desmonte das políticas sociais para a classe trabalhadora brasileira e suas famílias, em maioria chefiadas por mulheres.

A categoria de assistentes sociais atua em políticas públicas em que a maioria de trabalhadoras e usuárias é também de mulheres. Por isso, a pauta feminista sempre esteve presente nos debates do Serviço Social. O CFESS compreende que a luta pelos direitos das mulheres, presente nas bandeiras de luta da categoria, é resultado também das experiências cotidianas nos espaços de trabalho e não se descola do trabalho profissional.

O documento ressalta ainda o aumento da jornada de trabalho, da violência doméstica e da dependência econômica das mulheres. “Somos nós, mulheres, que estamos na linha de frente do combate à covid. Ao mesmo tempo, seguimos carregando nas costas a responsabilidade pelo trabalho de cuidados e pela saúde de todas as pessoas, também dentro de casa”, diz o texto.

Outras pautas referem-se ainda a questões econômicas, como a luta pela revogação da Emenda Constitucional 95, do "teto de gastos", e a garantia do auxílio emergencial com valor de R$ 600 até o fim da pandemia, benefício que foi resultado de muita pressão popular, em meio ao aprofundamento da miséria no país.

Vai ter live especial!

As ações nacionais planejadas para o Dia Internacional da Mulher em 2021 foram construídas coletivamente pelos movimentos e entidades que assinam o manifesto.  Dentre estas ações, haverá uma live especial neste domingo, a partir das 13h, com transmissão pelo perfil do CFESS no Facebook.

O Conselho Federal participará da atividade e convida a categoria a assistir. “O debate sobre as lutas das mulheres, o enfrentamento das opressões e da exploração, está em nossa agenda política e também na atuação profissional de assistentes sociais. Será o eixo central, inclusive, da campanha de gestão do Conjunto CFESS-CRESS até 2023. Na construção nacional, pudemos reforçar campanhas e lutas em que o CFESS se insere e que reverberam na vida das mulheres, como a legalização do aborto, a defesa do auxílio emergencial, da renda básica permanente e defesa do Sistema Único de Assistência Social (Suas), a vacinação gratuita para todas as pessoas e o fortalecimento do SUS”, explica a conselheira Emilly Marques.

Clique aqui e veja o manifesto “Mulheres na luta pela vida!”

Fonte: CFESS