Trabalhadoras e trabalhadores dos Caps de Juiz de Fora reivindicam melhores condições de trabalho

Publicado em 21/08/2020

Sobrecarga de trabalho, falta de segurança e assédio moral são algumas das queixas de trabalhadoras e trabalhadores dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Juiz de Fora. O Sindicato dos Servidores Públicos de Juiz de Fora (Sinserpu JF) tem realizado visitas a estes espaços e ouvido as demandas das equipes multiprofissionais por melhores condições de trabalho.

De acordo com notícias publicadas no site do Sindicato, a situação tem adoecido quem trabalha nestes locais. Os dizeres de uma faixa exposta em uma das unidades do Caps resume o sentimento dessas trabalhadoras e trabalhadores, incluindo assistentes sociais. “Saúde Mental: Reabilitando Usuários, Adoecendo Profissionais”. Em relato cedido anonimamente ao Sinserpu, uma funcionária contou como tem sido sua rotina:

“Após o trabalho, chego em casa sem energia, sinto muita angústia e fico extremamente cansada. Faço acompanhamento psicológico há mais de quatro anos e nunca apresentei tantos sintomas de ansiedade quanto após exercer minha profissão na saúde mental. Não é fácil trabalhar com a dor e o sofrimento mental das pessoas, ainda mais sob condições precárias, desestimulada e  sobrecarregada.”

Mais detalhes sobre esta ação, você encontra no site do Sindicato: www.sinserpujf.com.br.

A Seccional Juiz de Fora do CRESS-MG está acompanhando o movimento e se solidariza com as trabalhadoras e trabalhadores na defesa das pautas que versam sobre a garantia das condições de trabalho e a qualidade dos serviços ofertados à população.