Boletim Seccional Uberlândia – Março e Abril de 2020

Publicado em 22/05/2020

BOLETIM – MARÇO E ABRIL DE 2020

SECCIONAL UBERLÂNDIA

A Seccional Uberlândia, assim como a Sede, em Belo Horizonte, e as demais Seccionais sofreram alterações no funcionamento e na realização de atividades, por conta da crise pandêmica.

O atendimento à categoria, desde o fim de março, tem sido feito por meio de e-mail e telefone, a fim de resguardar a saúde das trabalhadoras, trabalhadores e de assistentes que precisem recorrer ao CRESS-MG.

Além disso, no mês de maio, se encerra o mandato das atuais gestões. Neste sentido, além de elencar as principais ações de março e abril, trazemos para você, da área de abrangência de Uberlândia, uma mensagem da gestão que se despede. 

Confira, a seguir!

Fiscalização

O Setor de Orientação e Fiscalização (Sofi), nos meses de março e abril, promoveu orientação e fiscalização às e aos assistentes sociais por meio de trabalho remoto, através de e-mail e telefones.

Março


Registro de atividade online entre diretoria, trabalhadoras e trabalhadores.

Foram realizadas as seguintes atividades online:

  • Reuniões da Diretoria;

  • Reunião da Comissão de Orientação e Fiscalização (Cofi).

Também ocorreram:

  • Participação através videoconferência com a Sede e as demais Seccionais do CRESS-MG, da reunião de Conselho Pleno, com a participação dos diretores Yasmine Soares e Deivid Palmezoni.

Abril

Foram realizadas as seguintes atividades online:

  • Reuniões da Diretoria;

  • Reuniões da Comissão de Orientação e Fiscalização (Cofi);

  • Reunião da Diretoria e Trabalhadores/as;

  • Reuniões da Comissão de Seguridade Social.

Também ocorreram:

  • Participação através videoconferência com a Sede e as demais Seccionais do CRESS-MG, da reunião de Conselho Pleno, com a participação dos diretores Yasmine Soares e Deivid Palmezoni.

 


 

Mensagem da Gestão da Seccional Uberlândia (2017-2020)

Mesmo com muitos desafios financeiros e impostos pela conjuntura, a Gestão "Com a classe trabalhadora: Lutar e resistir” (2017-2020) foi marcada pela reforma e inauguração, em 2019, da sede própria da Seccional Uberlândia, após mais de uma década de luta. Além de oferecer uma estrutura mais robusta para atender melhor a categoria, o novo espaço conta com uma brinquedoteca para profissionais e integrantes da diretoria que estejam acompanhadas e acompanhados de suas crianças.

Relembre esta conquista!

Também intensificamos as ações de interiorização com o Projeto CRESS na Estrada. Pela Seccional Uberlândia foram realizados 17 encontros. Além disso, neste triênio, iniciamos as transmissões online dos eventos para que os debates do Conjunto CFESS-CRESS chegassem em todos os cantos do estado. Pela Seccional Uberlândia, foram feitas cinco atividades ao vivo, tendo, a mais popular, alcançado mais de sete mil pessoas.

Os vídeos de todas as transmissões online estão aqui. Confira!

Em âmbito nacional, o Conjunto CFESS-CRESS lançou como tema da campanha da gestão "Assistentes Sociais em Combate ao Racismo" e, por aqui, na Seccional promovemos ações alinhadas a este assunto, durante toda a gestão, com destaque ao Ciclo de Atividades, que, por meio de debates e rodas de conversa abordou a luta antirracista, racismo institucional e o feminismo negro.

Avançamos também no fortalecimento da Comissão de Seguridade Social e da Comissão de Orientação e Fiscalização (Cofi), que conta com assistentes sociais de base de excelência que, de forma militante, dispuseram de seu tempo e conhecimento se comprometendo com o Serviço Social e o trabalho desenvolvido pelo CRESS. 

Diante deste panorama desafiador, reforçado pela crise pandêmica, reafirmamos que a luta, a resistência e a resiliência deverão ser contínuas e permanentes para a materialização do projeto ético e político do Serviço Social. 

Na oportunidade, agradecemos às trabalhadoras e trabalhadores do CRESS-MG pela dedicação e apoio durante a nossa gestão e a toda a categoria profissional que contribuíram para efetivar, de várias formas, essa gestão em conjunto com a diretoria.

Desejamos sucesso e atividades profícuas à gestão que se inicia, para juntas e juntos lutarmos e resistirmos!

Abraços fraternos!

Glaucia de Almeida Ramos, Deivid Tiago da Silva Palmezoni, Yasmine Soares Ferreira, Ariadne Guimarães Ghenov Pimenta, Rodrigo Valadares.

 


 

Conheça a nova gestão 2020-2023 "Unidade na luta para resistir e avançar"

A cada três anos, uma nova gestão assume o CRESS-MG. A eleição é feita por voto direto das e dos assistentes sociais de Minas Gerais que estejam aptos a participar do processo eleitoral. Neste triênio, a Sede, em Belo Horizonte, e as Seccionais cujas sedes se situam nos municípios de Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia, formaram a chapa eleita “Unidade na luta para resistir e avançar” (2020-2023).

A gestão é composta por assistentes sociais em cargo honorífico, ou seja, de militância, sem remuneração. Todas e todos os integrantes estão devidamente habilitados para o cumprimento da função, o que significa que estão inscritos no Conselho, em dia com as obrigações pecuniárias e não respondem a processo ético.

Na sequência, você conhece um pouco de cada uma e cada um dos integrantes da diretoria da Seccional Montes Claros, empossada em 15 de maio deste ano!

 

Composição:

Coordenadora: Yasmine Soares Ferreira

Especialista em Gestão de Políticas Sociais pela Universidade Paulista (Unip) e atua no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Uberlândia. Na última gestão do CRESS-MG, foi membro da diretoria da Seccional e integrou as Comissões de Seguridade Social e Orientação e Fiscalização (Cofi). 

Tesoureiro: Renato Mateus de Santana

Especialista em Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes e em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Católica de Uberlândia (FCU). Atua no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Integrou a diretoria da Seccional Uberlândia na gestão 2011-2014 e a sua Comissão de Orientação e Fiscalização (Cofi) na gestão 2017-2020. 

Secretário: Rodrigo Valadares

Bacharel em direito, especialista em Ética e Filosofia Política pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de mestre em Saúde do Trabalhador pela UFU. É assistente social do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e também do município de Coromandel. Foi diretor da Seccional Uberlândia nas gestões 2005-2008, 2008-2011 e 2017-2020.

1ª Suplente: Kelly Adriane de Oliveira Rufino

Especialista em Gestão de Políticas Públicas pela FCU. Atua como técnica social e assistente social do Projeto de Habitação de Interesse Social/Programa Minha Casa Minha Vida, em Uberlândia, e integrou as Comissões de Seguridade Social e Orientação e Fiscalização (Cofi) da Seccional Uberlândia, na gestão 2017-2020.

2ª Suplente: Priscila Sampaio da Silva

Especialista em Gestão Social de Políticas Públicas, Redes e Defesas de Direitos pela Universidade Pitágoras. Atua no Creas de Uberlândia e integrou a Comissão de Orientação e Fiscalização (Cofi) da Seccional Uberlândia, na gestão 2017-2020.

3ª Suplente: Warles Rodrigues Almeida

Especialista em Trabalho Social com Famílias e Comunidade. Foi coordenador e professor do curso de Serviço Social do Centro Universitário de Formiga (Unifor). Membro da comissão gestora do Núcleo de Assistentes Sociais (NAS) de Formiga, na gestão 2017-2019. Atua na Unidade de Acolhimento Institucional “Casa do Adolescente”, do município de Uberaba, e é membro da Comissão de Formação do Fórum Municipal dos Trabalhadores do SUAS do mesmo município.

 

LEIA MAIS

Assista, aqui, o vídeo da transição simbólica para a nova gestão.

O que o CRESS-MG fez nos últimos três anos? Leia no Relatório de Gestão.

Confira, aqui, todas as informações sobre atendimento do CRESS-MG e atuação profissional durante a pademia.

 

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h