Boletim Seccional Montes Claros – Março e Abril de 2020

Publicado em 22/05/2020

BOLETIM – MARÇO E ABRIL DE 2020

SECCIONAL Montes Claros

A Seccional Montes Claros, assim como a Sede, em Belo Horizonte, e as demais Seccionais sofreram alterações no funcionamento e na realização de atividades, por conta da crise pandêmica.

O atendimento à categoria, desde o fim de março, tem sido feito por meio de e-mail e telefone, a fim de resguardar a saúde das trabalhadoras, trabalhadores e de assistentes que precisem recorrer ao CRESS-MG.

Além disso, no mês de maio, se encerra o mandato das atuais gestões. Neste sentido, além de elencar as principais ações de março e abril, trazemos para você, da área de abrangência de Montes Claros, uma mensagem da gestão que se despede. 

Confira, a seguir!

Encontro Norte Mineiro de Serviço Social

O 2º Encontro Norte Mineiro de Serviço Social, organizado pelo curso de Serviço Social da Unimontes, aconteceu de 12 a 14 de março, em Montes Claros, reunindo mais de 200 pessoas!

O evento vem se consolidando como um espaço de debate, reflexão e construção de conhecimento não apenas para quem atua no Norte de Minas.

Este ano, estiveram presentes profissionais de dezoito municípios mineiros, além de um público vindo de outros estados, como Bahia, Goiás, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo.

Relembre, aqui, a atividade e saiba como acessar vídeos e anais do Encontro.

Fiscalização

O Setor de Orientação e Fiscalização (Sofi), nos meses de março e abril, promoveu orientação e fiscalização às e aos assistentes sociais por meio de trabalho remoto, por meio de e-mail e telefones.

Reuniões online

  • Duas reuniões de diretoria, nos dias 23 e 30 de março.

  • Três reuniões para transição de gestão, nos dias 15, 21 e 29 de abril.

  • Participação através de videoconferência com a Sede do CRESS-MG e as demais Seccionais, da reunião de Conselho Pleno de março e abril.

 


 

Mensagem da Gestão da Seccional Montes Claros (2017-2020)

Três anos se passaram e já é o momento de repassar a direção dos trabalhos para a nova diretoria eleita. A nossa gestão, “Vale lutar no mesmo norte: fortalecer a profissão na defesa dos direitos” (2017-2020), se dedicou a cumprir os compromissos firmados com a categoria. Avançamos na interiorização das ações através do apoio, criação e reativação dos NAS. 

Nesse período, nos dedicamos às atividades das nossas comissões políticas e regimentais, realizamos atividades junto aos Conselhos de Direitos e Movimentos Sociais, somamos às manifestações em defesa dos direitos sociais e da democracia. Em meio a tantos desafios, uma conquista histórica para a nossa categoria, durante o triênio, foi a aquisição da sede própria para a Seccional que em breve será inaugurada.

Saudamos as e os assistentes sociais, que nestes últimos anos, acreditaram na realização de um trabalho coletivo em prol do Serviço Social. A vocês, o nosso muito obrigada e à nova gestão “Unidade na Luta para resistir e avançar” (2020-2023), nossos sinceros votos e estima pela realização de um excelente trabalho junto à categoria neste triênio que se inicia.

Abraços,

Carla Pereira, Dimas Sales, Kátia Brito, Leonardo Prates, Valdênia Faria e Wesley Felício. 

 


 

Conheça a nova gestão 2020-2023 "Unidade na luta para resistir e avançar"

A cada três anos, uma nova gestão assume o CRESS-MG. A eleição é feita por voto direto das e dos assistentes sociais de Minas Gerais que estejam aptos a participar do processo eleitoral. Neste triênio, a Sede, em Belo Horizonte, e as Seccionais cujas sedes se situam nos municípios de Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia, formaram a chapa eleita “Unidade na luta para resistir e avançar” (2020-2023).

A gestão é composta por assistentes sociais em cargo honorífico, ou seja, de militância, sem remuneração. Todas e todos os integrantes estão devidamente habilitados para o cumprimento da função, o que significa que estão inscritos no Conselho, em dia com as obrigações pecuniárias e não respondem a processo ético.

Na sequência, você conhece um pouco de cada uma e cada um dos integrantes da diretoria da Seccional Montes Claros, empossada em 15 de maio deste ano!

 

Composição:

Coordenadora: Noêmia de Fátima Silva Lopes

Docente do curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Membro associada da Associação dos Docentes da Unimontes (Adunimontes). Coordena os Grupos de Pesquisas "Trabalho e Serviço Social” e "As Transformações no Mundo do Trabalho: tendências atuais, novos desafios para o Serviço Social", além de integrar o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Capital e Trabalho, todos da mesma instituição. Já integrou, como base, a Comissão de Apoio a Grupos Organizados (Comago), na última gestão. 

Tesoureira: Michele Amanda Gois Vieira

Especialista em Gestão de Políticas Públicas com ênfase em Gênero, Raça e Etnia pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Atua no Sistema Prisional, no Norte Mineiro, e é diretora regional do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público do Estado de Minas Gerais (Sindipublicos).

Secretária: Mauricéa Rodrigues de Oliveira

Com mais de 20 anos de experiência como assistente social é especialista em Violência Doméstica contra Criança e Adolescente, Intervenção Familiar e Psicopedagogia. Atualmente trabalha com consultoria para empresa do ramo alimentício.

1º Suplente: Leonardo da Silva Prates

Especialista em Gestão da Política de Assistência Social e pós-graduando em Gestão Estratégica em Políticas Públicas. Foi membro do Núcleo de Assistentes Sociais (NAS) de Montes Claros (2016-2017) e diretor da Seccional Montes Claros na gestão 2017-2020. Atua como gestor de projetos em empresa privada e conselheiro tutelar, ambos no município de Montes Claros. 

2ª Suplente:  Maryene Mesquita Mota

Servidora efetiva da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Januária, possui experiência na gestão e execução da Política de Assistência Social. Compôs o Núcleo de Assistentes Sociais de Januária e Região (NAS Carrancas) e integra os Conselhos Municipais de Educação e Assistência Social (CME e CMAS) do mesmo município.

3ª Suplente: Amanda Freitas Souza

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Social da Unimontes e Tecnóloga em Gestão Pública. Atua como assessora sindical da Adunimontes.

 

LEIA MAIS

Assista, aqui, o vídeo da transição simbólica para a nova gestão.

O que o CRESS-MG fez nos últimos três anos? Leia no Relatório de Gestão.

Confira, aqui, todas as informações sobre atendimento do CRESS-MG e atuação profissional durante a pademia.

 

Conheça mais sobre o CRESS-MG

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