18 de maio – Dia da Luta Antimanicomial: Transformemos redes sociais em praças e avenidas

Publicado em 15/05/2020

A imagem pode conter: texto

PROGRAMAÇÃO 18 DE MAIO #MAIOANTIMANICOMIAL

ENCONTRÃO ONLINE 18 DE MAIO (SEGUNDA FEIRA), ÀS 13:30

Este ano as redes terão que virar praças!
 

Mais um mês de maio chegou, e com ele o 18 de Maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Um movimento contra as formas de poder higienista, excludente, preconceituoso, perverso e que constroem muros, prisões e inúmeras maneiras de silenciar e controlar as diferentes expressões humanas!

18 de maio: é a manifestação pública de nossa luta por uma sociedade sem manicômios! Por uma sociedade diversa, tolerante, justa! Em Minas Gerais, nas ruas e praças principais do centro de BH, milhares de pessoas se reúnem pra cantar, fantasiar, se expressar e dar um grito de liberdade com a Escola de Samba Liberdade Ainda que Tan Tan, no desfile mais vivo, criativo, colorido e politizado da cidade.

Mas, este ano, com o cenário de pandemia, teremos que reinventar nossa comemoração e as redes sociais vão virar as nossas praças. Portanto, iremos realizar uma videoconferência no dia 18 de maio de 2020, um “Encontrão online do 18 de maio”.

Como essa forma de comemoração é nova, pedimos a todos que observem atentamente as orientações abaixo e compreendam que não conseguiremos ter um encontro com milhares de pessoas como gostaríamos e fazemos todos os anos. Mas, faremos o possível para agregar um número expressivo de participantes.

Também é certo que enfrentaremos problemas com a tecnologia, mas tenham paciência e procurem se ajudar e, se não der certo, comemore o 18 de maio com colegas, usuárias e usuários nos serviços, ou compartilhando nossa programação nas redes sociais.

Certos de que nos serviços de saúde ou em casa, online ou não, iremos comemorar e, mais uma vez, representar a força do 18 de maio. Contamos com vocês!

LEIA TODAS AS INSTRUÇÕES COM ATENÇÃO

1) Criamos um grupo de WhatsApp chamado “Encontrão 18 de Maio 2020” onde iremos, única e exclusivamente, transmitir orientações e o link para acesso ao Encontrão virtual.

Por favor, não trate outros assuntos no grupo, a não ser as dúvidas a respeito da operacionalização do Encontrão. Inicialmente, enquanto as pessoas vão acessando o link e entrando no grupo, apenas as administradoras poderão postar mensagens no mesmo, a fim de evitar que informações importantes sejam perdidas por quem entrar depois no grupo. Posteriormente, as e osparticipantes do grupo poderão enviar mensagens com dúvidas ou outras questões sobre o Encontrão.

Ao final do Encontrão, o grupo será mantido por uma semana para que as pessoas enviem fotos das participações e comemorações nos serviços da RAPS. Em seguida, o grupo será desfeito.

Se você não pode ou não tem certeza de que irá participar do Encontrão, NÃO ENTRE NO GRUPO. Isso também se aplica se você pretende participar do Encontrão junto a colegas e usuários em algum serviço da Raps, pois teremos infelizmente um limite operacional de 210 participantes. Assim, combine no serviço qual pessoa irá acessar o grupo para que outros serviços não fiquem sem participar. O sucesso do Encontrão depende de uma boa organização e isso levará em conta a quantidade de participantes no grupo.

O link para o grupo do WhatsApp é:
https://chat.whatsapp.com/GJveVbpxIK4CoGurnLBUMV

Se você está lendo esse texto do e-mail ou facebook no seu computador, ao clicar no link ele irá te direcionar para o Whatsapp Web, que é uma forma de acessar o Whatsapp do computador. Aparecerá uma tela com instruções, as quais você deve seguir para habilitar o Whatsapp Web e entrar no grupo.

Se você está lendo esse texto do e-mail ou facebook no seu celular, ele irá automaticamente te direcionar para o grupo no WhatsApp.

2) O Encontrão ocorrerá no dia 18 de Maio, segunda feira, na plataforma do Google Meets (Se quiser conhecer a plataforma acesse: https://meet.google.com/).

O link será disponibilizado às 13h30 e às 14h daremos início ao Encontrão. Nesses 30 minutos, certifique-se de que conseguirá acessar a reunião tranquilamente e organize os preparativos de sua performance.

TENTE ASSEGURAR UMA BOA CONEXÃO DE INTERNET, POIS UMA CONEXÃO RUIM PODE INTERFERIR NA QUALIDADE DO ENCONTRÃO (não ouvir direito, travar constantemente etc.). Esse ponto é de responsabilidade de cada indivíduo e serviço e não da organização do Encontrão.

Caso você esteja acessando do computador, a sala será aberta automaticamente em uma aba do seu navegador. Caso você acesse do celular, o link vai te direcionar para baixar o aplicativo, o que você deve fazer para em seguida entrar na reunião.

ENTÃO, É SÓ SE PREPARAR:

Durante o Encontrão, mantenha sempre o seu microfone DESLIGADO.

Capriche nas fantasias ou adereços.

Manifeste-se através de cartazes. Para uma boa visualização, utilize metade de uma folha de papel A4 ou ofício e canetões para a escrita ficar bem forte. Privilegie palavras ou frases curtas nos cartazes.

Utilize o chat para se apresentar ou apresentar o serviço onde você está.

Por uma sociedade sem manicômios!
Fórum Mineiro de Saúde Mental
Maio, 2020

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3226-2083 | cress@cress-mg.org.br

Rua Tupis, 485 - sala 502. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30190-060

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h