Publicado em 01/05/2020
Posse em plena crise
Foi também em meio à crise gerada pelo coronavírus que tomou posse, em maio, a nova gestão do Conselho “Unidade na luta para resistir e avançar” (2020-2023). Com a inviabilidade de uma cerimônia presencial, representantes das antiga e atual gestões deixaram uma mensagem para a categoria, em vídeo, que você confere aqui.
A impossibilidade de atividades presenciais não impediu que as conselheiras e conselheiros recém-empossados realizassem reuniões ordinárias, de transição e de capacitação da nova gestão, além de reativar a Comissão de Educação e criar a de Previdência Social, na Sede, e, na Seccional Montes Claros, unir duas antigas comissões na nova Comissão de Seguridade Social Ampliada e Direitos Humanos. A seguir, um condensado desses encontros virtuais:
Reuniões das Comissões Regimentais
Reuniões das Comissões Políticas
Núcleos de Assistentes Sociais (NAS)
O CRESS-MG tem 32 Núcleos de Assistentes Sociais (NAS) ativos em todo o estado e que funcionam como espaços de valorização e fortalecimento do Serviço Social, além de serem instrumento de interiorização das ações do Conjunto CFESS-CRESS.
Com a pandemia, os Núcleos precisaram reordenar as atividades planejadas para o presente ano. Confira, a seguir, algumas das que já foram realizadas:
Medidas Financeiras e Administrativas
Agindo preventivamente, considerando os possíveis efeitos da pandemia na redução de receitas e, ainda, a alteração da Resolução de Anuidades – com a possibilidade de quitação das anuidades de 2020 até dezembro, sem multa ou juros, o Conselho Pleno do CRESS-MG definiu por rever e priorizar as ações de pessoal: a adoção do trabalho home office com a suspensão das viagens e atividades presenciais, como prevenção à pandemia; a conclusão da revisão do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), da estrutura interna e da nova metodologia de avaliação de desempenho; a conclusão dos processos de avaliação de desempenho 2019/2020 e das progressões na carreira em 2020.
Ainda de forma preventiva, foram cancelados processos para confecção de serviços gráficos e materiais institucionais – redução estimada em R$ 70.437,00 (comparada a 2019); reduzidas aquisições de materiais de escritório e locação de impressoras – estimada em R$ 12.000,00 (média orçada); suspensas viagens e eventos para abril, maio e junho, com a não utilização dos contratos de transportes, passagens, hospedagens – redução estimada em R$ 33.666,00; R$ 48.197,00; e R$ 4.280,00 (comparados a 2019), respectivamente.
Por outro lado, foram mantidos os processos estruturantes para contratação de ferramentas que contribuem para o funcionamento do CRESS-MG, neste momento, como contratação de um sistema que permite o recebimento de anuidades por meio de cartão de débito e crédito e a contratação de sistema videoconferência por meio da empresa.
Estamos todas e todos nós, gestão, trabalhadoras e trabalhadores, empenhados para que, em meio à crise pandêmica, você, assistente social, continue usufruindo dos serviços ofertados por este Conselho. Distantes, mas perto de você: até o momento em que abraços e apertos de mãos voltem a ser sinônimo de respeito, afeto e cuidado!
SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br
Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br
Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br
Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br
Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h