CFESS publica orientação aos CRESS sobre cursos ilegais

Publicado em 04/12/2019

Ilustração da capa da publicaçã, em tons de verde e o título do documento.

Arte: Rafael Werkema/CFESS

 

Um dos assuntos em pauta na agenda do Conjunto CFESS-CRESS é a oferta ilegal de cursos de extensão e/ou livres em Serviço Social, que têm sido oferecidos como graduação. Há alguns anos, os Conselhos vêm debatendo a questão, para articular mecanismos administrativos, jurídicos e políticos para combater esse tipo de ilegalidade na oferta de cursos de graduação em Serviço Social. Nesse sentido, o CFESS lança hoje a publicação “Cursos de extensão e/ou livres ofertados ilegalmente como graduação em Serviço Social” (clique para acessar).

 

O documento é o relatório final do grupo de trabalho (GT) nacional do Conjunto, responsável por analisar a questão, composto por representações de todas as regiões do Brasil e coordenado pela Comissão de Formação do CFESS. “Esse documento contém um conjunto de debates e orientações fundamentais sobre o combate a esses cursos que são feitos de forma ilegal e vendidos aos/às interessados/as de modo fraudulento. Oferecem um diploma de bacharel em Serviço Social sem qualquer formação mínima de qualidade e sem atender às disposições da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e normativas do Conselho Nacional de Educação (CNE), que disciplinam as diretrizes curriculares e a carga horária mínima para realização da graduação em Serviço Social”, destaca a coordenadora da Comissão, Daniela Neves.

 

O objetivo do GT foi discutir e propor ações para combater a oferta ilegal de cursos de Serviço Social, que se dá pelo aproveitamento irregular de disciplinas cursadas em nível de extensão e/ou cursos livres e que, posteriormente, seriam aceitas como cumprimento dos créditos obrigatórios necessários ao curso de graduação em Serviço Social, normalmente em uma Instituição de Ensino Superior (IES).

 

Serviço Social na luta por educação de qualidade. Fórum se reúne no dia 12

 

É importante destacar que o CFESS está com diversas ações em defesa da educação pública, gratuita, de qualidade e crítica. O Conselho Federal integra atualmente o Fórum Nacional em defesa da formação e do trabalho com qualidade em Serviço Social (relembre aqui). O movimento lançou, em maio, a campanha Formação com qualidade é educação com direitos para você! Graduação em Serviço Social: só se for legal, crítica e ética, para alertar quem pretende cursar e quem já cursa graduação em Serviço Social.

 

O Fórum Nacional realizará reunião no próximo dia 12/12, durante a programação da Oficina Nacional da Abepss, que ocorrerá em Campinas (SP) e contará com a participação do CFESS (clique aqui para saber mais do evento).

 

Clique aqui e acesse a nova publicação do CFESS

 
Fonte: CFESS

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3226-2083 | cress@cress-mg.org.br

Rua Tupis, 485 - sala 502. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30190-060

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h