Vem ai o Seminário Estadual “O Trabalho da e do Assistente Social em Territórios Atingidos por Mineração/Barragens”
Publicado em 23/10/2019
Estão abertas as inscrições para o Seminário Estadual "O Trabalho da e do Assistente Social em Territórios Atingidos por Mineração/Barragens", promovido pelo CRESS-MG.
O evento ocorrerá no dia 8 de novembro de 2019 (sexta-feira), em Belo Horizonte-MG, com inscrições GRATUITAS. As vagas são limitadas!
Programação
08h30: Credenciamento
9h00: Mesa de Abertura
09h30: Mesa 1: Questão Social, Mineração e Resistências em Minas Gerais.
Palestrante: Raquel Mota Mascarenhas
Assistente Social, graduada e mestra pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente professora do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Ouro Preto e doutoranda em Serviço Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Palestrante: André Quintão
Assistente Social. Sociólogo formado pela UFMG. Deputado Estadual e relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que apurou o rompimento da barragem em Brumadinho.
Representante do MAB: Pablo Dias
Coordenação Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens.
12h00 às 13h30: Almoço
13h30: Mesa: A Atuação da/do Assistente Social em territórios atingidos pela mineração/barragens
Palestrante: Ana Ligia Gomes
Assistente Social. Mestre em Serviço Social. Ex. Secretaria Nacional de Assistência Social. Exerceu o cargo de diretora de benefícios e é consultora na área de benefícios eventuais com estudos elaborados.
Palestrante: Verônica Medeiros Alagoano
Coordenadora da equipe de assessoria técnica aos atingidos pela barragem de rejeitos da Samarco (vale e BHP Billiton) em Barra Longa/MG. Doutoranda no programa de pós-graduação de Serviço Social na UFRJ.
Relatos de experiências:
Sarah Oliveira Gomes
Assistente Social graduada pela Puc Minas. Especialista em Gestão de Pessoas pela Puc Minas. Especialista em Instrumentalidade do Serviço Social pela Faculdade de Educação da Serra. Mestranda em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa. Assessora Técnica de Políticas Públicas na Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania da Prefeitura Municipal de Mariana – MG. Membro da Câmara Técnica de Organização Social e Auxílio Emergencial – CTOS do Comitê Interfederativo – CIF criado em resposta ao rompimento da Barragem de Fundão, representando o município de Mariana – MG.
Carolina Cabral
Assistente Social graduada pela PUC/MG. Assistente Social em Brumadinho há 14 anos (efetiva). Atualmente Secretária Adjunta de Desenvolvimento Social de Brumadinho responsável pelo trabalho técnico de assistência social pós tragédia no município.
Ligia Antunes
Assistente Social. Diretora de Operações e Atendimento ao Usuário com especialização em Recursos Humanos pela USP e especialização em Famílias pela UNICSUL. Diretora de Operações na Chestnut Brasil. Trabalha desde 1988 com suporte psicossocial a funcionários, com ênfase no tratamento de alcoolismo e dependência química. Gerenciou a Central de Atendimento e Rede Credenciada da Solutions / MindSolutions de 2000 a 2013. Liderou o time de gerenciamento de crise em diversos incidentes críticos atendidos pela MindSolutions e pela Chestnut, e mais recentemente o rompimento da barragem da Samarco em Mariana. Consultora em diversos projetos socioeducativos, com ênfase em comportamento e educação de orçamento familiar e preparação para aposentadoria.
16h30: Debate
17h30: Encerramento
Fique por dentro das principais linhas de ônibus para chegar ao local do evento!
5401 (São Luís / Dom Cabral)
9410 (Sagrada Família / Coração Eucarístico)
4110 (Dom Cabral / Santa Maria)
4111 (Dom Cabral / Anchieta)
403 (Gameleira / CEFET)
21(PUC / BH Shopping)