A Seccional do CRESS-MG, em Uberlândia, está de casa nova!

Publicado em 12/07/2019

Criada em 1985, a Seccional de Uberlândia surgiu para atender a categoria que atuava na extensa e populosa região do Triângulo Mineiro. Desde então, a sede funcionava em um local alugado e recentemente abriu as portas em um espaço próprio. Além de oferecer uma estrutura mais robusta para atender melhor a categoria, a conquista é resultado da militância de assistentes sociais ao longo de anos. 

A ideia de um espaço próprio foi levantada pela primeira vez, na gestão de 2008-2011, quando um projeto feito pela Seccional foi enviado ao CFESS, em Brasília (DF), a fim de conseguir recursos para a aquisição. Assim que a compra da nova sede aconteceu, em 2011, o desafio passou ser a mudança, já que seria preciso uma reforma antes.

O projeto para esta mudança, assim como os embates e a militância para efetivá-lo, se deram na gestão de 2014-2017. Mas foi só na gestão atual que a reforma e a mudança aconteceram, uma vez que havia a preocupação com a responsabilidade fiscal e financeira de se ter um espaço próprio inutilizado, enquanto se pagava aluguel no local onde até então funcionava a sede. 

Para a diretora Yasmine Ferreira, o novo local é um grande avanço administrativo financeiro e um ganho para toda a categoria. “O espaço é adequado para atendimento às e aos profissionais, com sala para reuniões e grupo de estudos e sem as limitações que tínhamos com o espaço alugado. A Seccional está aberta a todas e todos. Foi uma conquista nossa e precisa ser ocupada pela categoria!”, frisa.

Casa nova

Além de mais conforto no atendimento, a aquisição do espaço levará a uma melhor gestão dos recursos das anuidades, já que esses recursos, ora utilizados para o pagamento de aluguéis, poderão ser revertidos para o trabalho de orientação, fiscalização, ações políticas e, consequentemente, para a aproximação com a categoria profissional, comenta o agente fiscal da Seccional, Marcelo Rocha.

“Para o Setor de Orientação e Fiscalização (Sofi), a mudança significa ter um ambiente mais confortável, adequado ao atendimento da categoria profissional e ao bem-estar das trabalhadoras e trabalhadores, considerando que o novo espaço passou a contar com controle de temperatura, mobílias e equipamentos necessários para o bom funcionamento do setor”, completa.

Fortalecer a profissão


Representantes da gestão atual e anteriores da Sede e Seccional durante cerimônia de inauguração do novo espaço, em abril.

A liberação do recurso para a compra das três salas, vindo do Fundo de Apoio aos CRESS, ocorreu quando o assistente social e professor da PUC de Uberlândia, Pedro Fernandes, compunha a gestão 2008-2011 do CFESS. Ele, que também integrou a diretoria da Seccional Uberlândia por três gestões, diz ser testemunha do empenho de diversos mandatos para se ter a sede própria.

“O espaço foi inaugurado agora, mas é fruto do empenho e trabalho de várias outras gestões que fizeram a história do Serviço Social em Minas Gerais. A Seccional tem esse papel representativo da categoria e sua importância se materializa na proximidade com as e os profissionais e na interiorização das ações políticas do Conjunto CFESS-CRESS” considera.

As Seccionais cumprem o importante papel de descentralizar as ações do CRESS-MG, seja por meio das visitas de orientação e fiscalização, função precípua da entidade, ou atuando em outras frentes, atendendo diversas demandas da categoria com vistas ao seu fortalecimento e, em consequência, do fortalecimento do projeto ético-político da profissão.

Diretora da Seccional Uberlândia durante as gestões 2011-2014 e 2014-2017, a  assistente social Ana Lúcia Kamimura afirma que a nova sede é um ganho para toda a categoria. “Enquanto gestões, lutamos muito para que isso se materializasse, mas a conquista é de toda a categoria que agora pode tem um espaço de referência para todas e todos os profissionais de Uberlândia e região.”

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h