Vem aí o Seminário Estadual “O Trabalho da e do Assistente Social no SUAS”

Publicado em 13/05/2019

Estão abertas as inscrições para o Seminário Estadual "O Trabalho da e do Assistente Social no SUAS", promovido pelo CRESS-MG.

O evento ocorrerá no dia primeiro de junho de 2019 (sábado), em Contagem-MG, com inscrições GRATUITAS. As vagas são limitadas!

 

Atualização: As inscrições estão encerradas, pois todas as vagas já foram preenchidas.  O evento também contará com transmissão online, cujo link será disponibilizado na data do evento nas redes sociais do CRESS-MG. Os/As participantes que assistirem pela internet não terão direito ao certificado do evento, que só será fornecido a quem comparecer pessoalmente.

 

 

PROGRAMAÇÃO

Seminário Estadual – “O TRABALHO DA E DO ASSISTENTE SOCIAL NO SUAS”

 

  • PROGRAMAÇÃO
     8h00 às 9h30 – Credenciamento
     
    9h00 – Mesa de Abertura
     
    Julia Restori (presidenta do CRESS-MG), José Crus (presidente do Cogemas e vice-presidente do Congemas), Fábio Maia (Frente Mineira em Defesa do SUAS) e Rodrigo Silveira (coordenador da Comissão de Assistência Social do CRESS-MG e presidente do Ceas-MG).
     
    9h40 às 11h10 – Mesa Central
    Tema: “A Judicialização do SUAS e seus reflexos no exercício profissional”
     
    Márcia Lopes – Graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina, especialização na área da Criança e Adolescente pela PUC-SP e mestrado em Serviço Social pela PUC-SP. Foi professora do Curso de Serviço Social da UEL por mais de 30 anos. Atuou como secretária Nacional de Assistência Social do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em 2004,  e como secretária executiva do MDS, de 2005 à 2007, chegando a ser ministra do MDS em 2010. Atualmente é sócia-proprietária da empresa de consultoria em Políticas e Projetos Sociais, Lopes & Rizzotti.
    Andréia Braz  – Graduação em Serviço Social pela PUC Minas, em 1990. Especialista em Serviço Social e Serviço Social aplicado ao Poder Judiciário. Assistente Social do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) de 1994 a 2016, professora da PUC Minas de 2000 a 2015. Desde 2016, é secretária de Desenvolvimento Social de Matozinhos (MG) e representante da Região Metropolitana no Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social  (Cogemas).
     
    11h10 – Debate
     
    12h10 às 13h30 – Intervalo
     
    13h30 às 16h30 – Rodas Temáticas Simultâneas
     
    1) Instrumentos e Técnicas da e do Assistente Social no SUAS  
    SALA 201 – PRÉDIO 03 – ACESSO 03
     
    Facilitador: 
    Juliano Almeida – Graduado em Serviço Social, pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos, mestre em Adolescente em Conflito com a Lei. Atualmente Coordenador e Docente do Curso de Serviço Social do Centro Unihorizontes, com experiência nas áreas da Saúde, Sociojurídico e  Assistência Social.
     
    2) O trabalho da e do Assistente Social no SUAS: condições éticas e técnicas e estratégias de resistência.
    AUDITÓRIO – ACESSO 7
     
    Facilitadoras: 
    Denise Cunha  – Assistente social e coordenadora técnica do CRESS-MG.
    Simone Albuquerque – Assistente Social, analista de Políticas Públicas da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH). Especialista em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública. Foi professora da PUC Minas e diretora de Gestão do SUAS da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS/MDS), conselheira do CNAS e membro da Comissão Intergestores Tripartite. Assumiu o cargo de subsecretária Estadual de Assistência Social da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social de Minas Gerais, em janeiro de 2015. Em março de 2015, tomou posse como presidenta do Conselho Estadual de Assistência de Minas Gerais. Atualmente encontra-se na Diretoria de Relação com o Sistema de Garantia de Direitos da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (Smasac), na PBH. 
     
    3) Atuação das/os Trabalhadoras/es do SUAS em Situação de Calamidade Pública e Emergência
    SALA 202 PRÉDIO 3 – ACESSO 03
     
    Facilitadores:  
    Leonardo Koury – Assistente Social, professor de Serviço Social na Unihorizontes, Servidor Público em Ribeirão das Neves e midia-livrista nos coletivos Jornalistas Livres e  Mídia Ninja. É também conselheiro do CRESS-MG e coordenador da Comissão de Direitos Humanos.
    Carmen  Macedo – Graduada em Serviço Social pela Ufop, mestre em Serviço Social pela UFJF. Atuou como assessora do projeto “Promoção da Assessoria Técnica aos atingidos e atingidas pela Barragem de rejeitos da Samarco” (Vale e BHP Billiton), em Mariana, para a Democratização das Decisões relativas à Reparação de Perdas e Danos. Atualmente trabalha como assistente social no CAPS 1 de Itabirito.
     
    4) A Diversidade das Configurações Familiares e o Trabalho Social
    SALA 203 PRÉDIO 03 – ACESSO 03
     
    Facilitadores: 
    Elton Santa Brígida – Graduação em Serviço Social pela UFPA. Mestre em Serviço Social e Políticas Públicas pela UFPA e doutorando em Psicologia pela UFMG.  Membro das Comissões de Assistência Social e Direitos Humanos do CRESS-MG. Militante e pesquisador de políticas LGBTs..
    Bruno Chaves – Assistente Social  e pós-graduando em Direitos Humanos e Cidadania. Secretário de Trabalho Previdência e Assistência Social da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT). Coordenador do Projeto Protagonismo LGBTI 2019. 
     
    17h – Encerramento
     

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h