Publicado em 10/04/2019
A saúde é um direito fundamental de todo ser humano e, no Brasil, é garantido por lei e materializado através do Sistema Único de Saúde (SUS). O Serviço Social é uma das profissões dessa área, trazendo para ela um debate político que entende a saúde para além do bem estar físico, mas também mental, emocional, afetivo e social.
Foi este o tom da participação do CRESS-MG, no dia 6 de abril, em Belo Horizonte, no evento “Saúde Integral”, realizado pelo Dia Mundial da Saúde, em parceria com os conselhos profissionais de Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Nutricionistas, Psicologia e o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MG).
A atividade aconteceu aos pés da comunidade Morro do Papagaio, na Barragem Santa Lúcia, zona sul da capital mineira. O estande do conselho foi enfeitado com a exposição “Feminicídio, bordando a resistência”, do coletivo Linhas do Horizonte, que trouxe, em linha e pano, os dados assombrosos do assassinato de mulheres no país.
O crime, incorporado no Código Penal há apenas três anos, também foi tratado em uma roda de conversa que teve como facilitadora a assistente social, feminista e agente fiscal do CRESS-MG, Amélia Andrade. As participantes, moradoras da região, relataram saber do que se trata o feminicídio e citaram exemplos de conhecidas que vivenciam relacionamentos abusivos e vítimas de violência doméstica.
As tintas e papel dispostos nas mesas atraíram a atenção de crianças ao estande. A ideia foi que as meninas e meninos desenhassem o que para eles significava “saúde”. O tom político foi dado, ainda, através da leitura de um panfleto do conselho, elencando bandeiras de luta da categoria na área da saúde e reafirmando a importância da defesa do sistema de saúde público.
Saúde pública para todas e todos
O objetivo do evento foi aproximar e dar visibilidade à existência dos conselhos de categoria da área da saúde, além de dar uma amostra dos serviços que cada profissão oferece. Além das atividades promovidas no dia do evento, o CRESS-MG foi responsável pela elaboração do “Manifesto dos conselhos de categoria profissional da área da saúde por uma saúde pública, estatal e universal”.
O conselheiro José Ribeiro acredita que a atividade contribuiu para a formação de quem participou e inclusive para a compreensão do que fazem as e os assistentes sociais da saúde. “As abordagens se basearam em nosso Código de Ética. Além disso, a aproximação com as outras categorias possibilitou a quem estava participando ver como diferentes áreas compõem a política de saúde e como cada uma tem a sua importância em nossas vidas”, afirma.
SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br
Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br
Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br
Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br
Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h