Publicado em 01/04/2019
Fruto da construção coletiva da Comissão de Seguridade Social da Seccional Uberlândia com a categoria, a mesa redonda “Mulher Negra: Vivências e Diálogos, uma interface com o racismo” aconteceu com o objetivo de refletir, no mês da mulher, sobre as expressões do racismo no cotidiano social e profissional das mulheres negras, assistentes sociais ou não.
Realizada no dia 21 de março, não mero acaso, a escolha da data também foi pensada em prol do Dia Internacional Contra a Discriminação Racial. O evento foi pensado, organizado e executado por mulheres negras, pois é de extrema importância essa representatividade.
A discussão foi marcada por um resgate histórico e conceitual trazido pela advogada especialista em direitos humanos, Rubia Mara, seguido das reflexões das assistentes sociais Vanessa e Alexsandra, trazendo a importância a competência profissional e os princípios éticos do Serviço Social para o avanço no combate ao racismo.
“O momento histórico não nos aponta perspectivas positivas e esses espaços de encontro e reflexão são de extrema necessidade para o fortalecimento da categoria profissional, pois só conseguiremos resistir se nos mantermos unidos reafirmando nosso compromisso contra toda forma de preconceito e violência”, afirma Yasmine Ferreira, diretora da Seccional.
As e os profissionais presentes parabenizaram as convidadas por conseguirem tratar a temática, em um tempo breve, com propriedade e clareza, proporcionando grandes reflexões para o avanço da discussão e apontando o racismo institucional velado vivenciado também pelas assistentes sociais. Além disso, reafirmaram a importância de se levar a discussão sobre o racismo para os espaços sócio-ocupacionais, com a equipe multiprofissional, com as famílias atendidas e também para todos os espaços sociais e de luta em que a categoria participa.
Houve, ainda, um resgate histórico sobre uma das primeiras assistentes sociais negras, Dona Ivone Lara, pois, de acordo com Yasmine, conhecer a história da profissão e suas protagonistas, fortalece e engrandece para se prosseguir na luta e na defesa de “um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação, exploração de classe, etnia e gênero”.
“Nesta que foi a gestão do Conjunto CFESS-CRESS em que a campanha ‘Assistentes sociais no combate ao racismo’ foi implantada, um evento como este não é uma ação pontual, mas apenas o início dessa discussão no ano de 2019”, sinaliza a diretora da Seccional.
Acompanhe e participe da Comissão de Seguridade Social da Seccional Uberlândia para somar força a esse movimento!
SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br
Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br
Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br
Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br
Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h