‘CFESS na Estrada’: projeto realizará novas visitas aos CRESS

Publicado em 15/02/2019

Imagem da reunião entre conselheiras do CFESS e do CRESS-SP, durante a visita do CFESS na Estrada.
CFESS e CRESS-SP se reuniram durante o 'CFESS na Estrada' em 2018 (foto: Comunicação/CRESS-SP)

Uma importante ação do Conselho Federal, iniciada em 2012, é o projeto ‘CFESS na Estrada’, que faz visitas aos CRESS em todo o Brasil, com o objetivo de aproximar as gestões do CFESS e dos CRESS, debater desafios e estratégias de atuação e emitir orientações a respeito de aspectos da gestão administrativa, financeira e política.

“A ideia é de uma construção coletiva, na direção de uma unidade política e procedimental, na defesa dos direitos da categoria de assistentes sociais, de modo que cada Regional possa, cada vez mais, tornar suas ações transparentes e democráticas”, explica a presidente do CFESS, Josiane Soares.

Desde 2018, as visitas têm sido orientadas por um documento elaborado pelo CFESS, com diretrizes para a metodologia dos encontros, registro das atividades, monitoramento e registro de resultados. O documento lista os principais objetivos do projeto: Unificar procedimentos administrativos e financeiros no âmbito dos CRESS; Verificar a regularidade dos atos efetivados pelos conselhos regionais como parte dos mecanismos de controle interno e externo do Conjunto CFESS-CRESS; Orientar sobre legislações atinentes à gestão administrativo-financeira;  Acompanhar a implementação da agenda política deliberada coletivamente no Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS.

“Com vistas a fortalecer o Conjunto CFESS-CRESS e defender a profissão, o projeto ‘CFESS na Estrada’ irá, em 2019, a quatro estados que ainda não foram visitados: Santa Catarina, Paraná, Maranhão e Roraima, sendo que, neste ano, estamos reelaborando o roteiro de registro das visitas e sua pauta, para que possamos aprimorar a mensuração de desafios e resultados”, informa a coordenadora da Comissão Administrativo-Financeira do CFESS, Cheila Queiroz.

Segundo a presidente do CRESS-SP, Kelly Melatti, a visita do ‘CFESS na Estrada’, ocorrida em 2018, foi de fundamental importância, pois possibilitou olhar para as práticas administrativo-políticas em todas as frentes de atuação, avaliando os inúmeros aspectos que o Regional conseguiu aprimorar nos últimos anos e elucidando os desafios que ainda se colocam. “Profissionalizar e organizar administrativamente os CRESS é também uma ferramenta política e, nesses dias reunidas, pudemos fazer um mergulho com muito respeito, diálogo e com aprendizados mútuos”, completa a assistente social.

As datas das visitas podem ser verificadas por meio do calendário de atividades do CFESS, disponível no site da instituição (clique aqui para acessar).

Fonte: CFESS