CRESS-MG e outros conselhos da área da saúde fazem manifesto pelo SUS

Publicado em 18/07/2018

Na última segunda-feira, 16 de julho, o Fórum de Presidentes dos Conselhos de Fiscalização Profissional da Área de Saúde de Minas Gerais, do qual o CRESS-MG faz parte, voltou a se reunir para pautar temas relacionados a estas categorias profissionais.

O encontro, que aconteceu na sede do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG), em Belo Horizonte, teve como destaque o debate de ações e estratégias em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) diante do desmonte da política pública, no país.

Como primeira ação, foi proposto e aprovado pelas e pelos representantes presentes, um manifesto em defesa do SUS e por uma saúde pública, equitativa, integral e gratuita. O texto você confere a seguir:

"O Fórum de Presidentes dos Conselhos de Fiscalização Profissional da Área de Saúde de Minas Gerais manifesta-se veementemente contra quaisquer tentativas de desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS), que retrocedem ao comprometer o direito social garantido pela Constituição Cidadã de 1988 e a qualidade e universalidade do cuidado à saúde, tal como a protagonizada pela Federação Brasileira de Planos de Saúde (Febraplan), cuja proposta foi denominada como “Novo Sistema Nacional de Saúde”.

A saúde é direito de todas e todos e dever do Estado, a ser ofertado pelo SUS de forma universal, pública, equitativa, integral e gratuita. Assim, as atuais propostas para deslegitimá-lo e substituí-lo divergem dos interesses da população e cerceiam a amplitude do acesso a este direito.

Defendemos que o SUS deve ser protegido e seu adequado financiamento fomentado, de forma a enfrentar seus problemas estruturais e manter o conquistado no texto constitucional, a despeito de interesses que buscam mercantilizá-lo. Nesse sentido, conclamamos as e os profissionais de saúde à tarefa indeclinável de se posicionarem contra o desmantelamento da saúde pública e projetos que tratam o cuidado à saúde como mercadoria, em defesa do SUS público, universal e de qualidade para toda a população."

Em breve

A reunião também discutiu a organização do 1º Fórum de Debates dos Conselhos da Área de Saúde, que acontecerá na capital mineira, nos dias 28 e 29 de setembro. As e os representantes dos Conselhos tomarão parte em uma mesa-redonda que discutirá as principais dificuldades e prioridades para o exercício profissional no momento atual e as ações comuns pontuais e de continuidade que podem ser propostas a partir deste coletivo multiprofissional.

Participaram do encontro, representantes dos Conselhos Regionais de:

Biologia

Biomedicina

Educação Física

Enfermagem

Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Fonoaudiologia

Medicina

Medicina Veterinária

Nutrição

Odontologia

Psicologia

Serviço Social

Técnicos em Radiologia

Relembre: Conselhos de categoria da área da saúde se unem para fortalecer movimento contra EaD

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h