Desfile da Luta Antimanicomial pauta LGBTs, Marielle Franco, e cenário de golpes no país

Publicado em 23/05/2018

As ladeiras de Belo Horizonte se inundaram, nessa última sexta-feira, 18 de maio, da alegria das foliãs e foliões que desfilaram pela Escola de Samba Liberdade Ainda Que Tam Tam, reivindicando o fim do modelo manicomial na Saúde Mental. O ato acontece na capital mineira há 21 anos, sempre no Dia Internacional da Luta Antimanicomial, com a participação de profissionais, usuárias e usuários da Saúde Mental, entre outras pessoas apoiadoras da causa.

Nessa edição, diversas pautas sociais foram incorporadas pelas alas, como a questão LGBT, a morte da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, e o golpe de Estado vivenciado atualmente no país. Outra inovação, foi o uso do feminino no tema escolhido para este ano, valorizando assim, as mulheres que atuam e recorrem às políticas púbicas e que são as mais atingidas pelos retrocessos do governo ilegítimo de Michel Temer: “Atentas e fortes: tantãs sem temer os golpes”.

Estima-se que mais de quatro mil pessoas, de diferentes partes de Minas Gerais, compareceram ao desfile-manifesto, entoando para todas e todos que passavam, o samba-enredo escolhido para este ano, composto coletivamente pelo Centro de Convivência São Paulo: “Vem cá, vem cá/ Vem pra rua, vem Maluco/ LGBTQ sofre/ Vem o negro, vem o pobre/Marielle(s) em cada morte/ Atentas e fortes/ Tantãs sem temer a sorte/ Pois o nosso norte/É voto de contragolpe”.

Ouça, aqui, o samba-enredo tocado no desfile.

O evento é uma iniciativa do Fórum Mineiro de Saúde Mental e da Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais (Asussam) e tem se firmado na agenda política e cultural de Belo Horizonte, sendo, sem dúvidas, o maior e mais colorido ato reivindicativo do estado.

Há cinco anos, o CRESS-MG realiza a cobertura do desfile, além de frequentemente pautar o assunto, considerando que as e os assistentes sociais defendem a reforma psiquiátrica e a implementação dos serviços substitutivos, extra-hospitalares e de base territorial. Além disso, a categoria defende a garantia de financiamento com o aumento de recursos financeiros garantidos pelas três esferas de governo, com mudanças na forma de financiamento dos serviços substitutivos na Saúde Mental.

Veja mais fotos em nossa página no Facebook!

Saúde Mental em pauta

A luta antimanicomial também é o mote do mais novo Boletim Conexão Geraes do CRESS-MG. Embora a Lei da Reforma Psiquiátrica, de 2001, tenha trazido avanços para o tratamento de pessoas com transtorno mental, decorrentes ou não do uso abusivo de álcool e outras drogas, a lógica manicomial ainda está presente nas políticas de Saúde Mental. As práticas e dispositivos que seguem esse modelo retrógrado, se dão em função de interesses ocultos, sustentados pela ideia do lucro.

Internação compulsória, comunidades terapêuticas e guerra às drogas são alguns dos assuntos abordados nesta edição. Confira, já, todo este conteúdo!

Fotos: Marcela Viana

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h