Vem aí a Semana da e do Assistente Social de Juiz de Fora

Publicado em 03/05/2018

A cidade de Juiz de Fora receberá, de 14 a 18 de maio, uma vasta programação em comemoração ao Dia da e do Assistente Social. As atividades são gratuitas e terão a participação de grandes nomes do Serviço Social, como Marilda Iamamoto e José Paulo Netto.

A iniciativa é uma parceria do CRESS-MG, através da Seccional Juiz de Fora, com a Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e com a Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e tem como tema central “Assistente Social em defesa dos direitos e do trabalho profissional: resistir, ocupar e lutar. Somos classe trabalhadora!”.

A inscrição deve ser feita uma única vez, porém, os certificados serão emitidos por participação em cada atividade.

Local: Auditório Gilson Salomão (Hospital Universitário Unidade Santa Catarina)

13h Credenciamento (inscrição prévia pelo site do HU, certificado emitido pelo HU)

13h30 Mesa de Abertura do II Simpósio de Serviço Social HU/UFJF – “Serviço Social e Saúde Mental: construindo novas práticas, saberes e horizontes”

14h 1ª Mesa Redonda – “Política de Saúde Mental e novas abordagens: desafios e possibilidades na atuação dos/as assistentes sociais”

Palestrantes:

– Marco José de Oliveira Duarte (Professor adjunto da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora)

– Ethelanny Panteleão (Enfermeira no Centro de Atenção Psicossocial Liberdade/HU)

15h Coffee-break

15h20 2ª Mesa Redonda – “O usuário da saúde mental e a rede de atenção: Integralidade no cuidado”

Palestrantes:

– Rosane Jacques Rodrigues (Psicóloga – Departamento de Saúde Mental de Juiz de Fora)

– Alexandre de Rezende Pinto (Psiquiatra do Hospital Universitário Unidade CAS)

– Sabrina Pereira Paiva (Professora Adjunta da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora)

NOITE

Local: Anfiteatro do Instituto de Ciências Biológicas – ICB (anfiteatro do antigo ICH) da UFJF

O referido local corresponde ao anfiteatro do antigo ICH, localizado ao lado da cantina da Faculdade de Letras.

Neste mapa do campus da UFJF, o anfiteatro encontra-se localizado entre os pontos B2 e B3, no Setor B.

18h Credenciamento

18h30 Mesa de Abertura do Sexagenário da Faculdade de Serviço Social da UFJF

19h20 Conferência “Bicentenário de Karl Marx"

Palestrante: Prof. José Paulo Netto (Prof. Titular (aposentado) da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro)

20h20 Conferência "Marxismo e Serviço Social"

Palestrante: Profa. Marilda Villela Iamamoto (Prof. Titular (aposentada) da Escola de Serviço Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora titular da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro atuando no Programa de Pós-graduação em Serviço Social)

22h00 Encerramento

MANHÃ

Local Museu de Arte Moderna Murilo Mendes (MAM)

9h Credenciamento

9h20 Apresentação comemorativa do Dia do(a) Assistente Social

9h40 Mesa: Assistente Social em defesa dos direitos e do trabalho profissional: resistir, ocupar e lutar. Somos classe trabalhadora!

Palestrantes:

– Profa. Maria Rosângela Batistoni (professora adjunta do Curso de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de São Paulo)

– Profa. Valéria Lucília Forti (professora adjunta do Curso de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

NOITE

Local Auditório da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora

18h30 Atividade Cultural

19h Mesa de Comemoração dos 60 anos da Faculdade de Serviço Social

19h30 Lançamento do selo

20h Homenagem da Faculdade de Serviço Social às/aos discentes, TAE’s e professoras (2008-2018).

21h Atividade Cultural

21h30 Lançamento de livros – professores e professoras da Faculdade de Serviço Social

21h30 Atividade Cultural e Coquetel de comemoração

Local Casa de Cultura da UFJF