Uemg recebe trabalhos para Semana Acadêmica de Serviço Social

Publicado em 28/04/2018

A Unidade Cláudio da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) publicou um edital para submissão de projetos de pesquisa de interessados em apresentar-se na modalidade comunicações orais da edição 2018 da Semana Acadêmica de Serviço Social. As interessadas e interessados devem preencher um formulário específico e encaminhá-lo pelo e-mail sass2018@gmail.com, entre os dias 22 de abril e 2 de maio.

Serão aceitos trabalhos nas modalidades comunicação científica e relato de experiência, desde que estejam em consonância com um dos eixos temáticos e linhas de pesquisa da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPESS:

• Trabalho, Questão Social e Serviço Social,
• Política Social e Serviço Social,
• Serviço Social: Fundamentos, Formação e Trabalho Profissional
• Movimentos Sociais e Serviço Social,
• Questões Agrárias, Urbana, Ambiental e Serviço Social,
• Serviço Social, Relações de Exploração/Opressão de Gênero, Raça/Etnia, Geração, Sexualidades,
• Ética, Direitos Humanos e Serviço Social.

A modalidade comunicação científica destina-se aos trabalhos cujos autores sejam pesquisadores graduados, mestres, mestrandos, doutores ou doutorandos.

SOBRE O EVENTO

A edição 2018 da Semana Acadêmica de Serviço Social  será realizada na Unidade Cláudio entre os dias 21 e 24 de maio.

O objetivo do evento é propiciar ao corpo discente e docente uma aproximação da comunidade acadêmica com as propostas apresentadas pelo Conjunto CFESS/CRESS, ABEPSS e ENESSO; de ampliar as discussões acerca do estágio supervisionado; debater sobre o mercado de trabalho, formação profissional e a atual conjuntura brasileira. São também temas do evento o desmonte das políticas públicas, movimentos sociais e seus rebatimentos sobre a categoria profissional.

A programação da atividade conta com a realização no dia 21 de maio, do primeiro seminário de estágio supervisionado do curso de Serviço Social, o qual contará com a participação de representantes do Conselho Regional de Serviço Social – CRESS 6ª Região e da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS.

No dia 22, as discussões giram em torno do mote “Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora”, escolhido pelo Conjunto CFESS/CRESS – Conselho Federal de Serviço Social e Conselhos Regionais de Serviço Social, para comemoração do dia do Assistente Social, ou seja, o dia 15 de Maio. O evento também contará com a participação de representante do CRESS 6ª Região e do Núcleo de Assistentes Sociais de Divinópolis – NASDIV.

No dia 23 as atividades se concentrarão na realização de minicursos, num total de 3 temas diversificados, que ocorrerão de forma simultânea. Serão ofertadas 25 vagas para cada minicurso. Os interessados deverão enviar ficha de inscriçãopara o e-mail sass2018@gmail.com até o dia 15 de maio.

Finalizando os trabalhos da Semana Acadêmica, no dia 24 ocorrem as apresentações de trabalhos em formato de comunicação oral, conforme edital CPEX Cláudio nº 02/2018.

A Semana Acadêmica de Serviço Social é uma realização da coordenação do curso de Serviço Social, juntamente com seu Núcleo Docente Estruturante, representantes dos discentes e Diretoria Acadêmica.

Confira, aqui, a programação completa!