Seccional Montes Claros se reúne com reitoria da Unimontes

Publicado em 28/03/2018

No dia 23 de março, representantes da Seccional Montes Claros foram recebidos na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) pelo vice-reitor, professor doutor Antônio Alvimar de Souza, para debater a realização de concurso público para complementar o quadro de docentes do curso de Serviço Social e para analista e técnicos universitários do Hospital Universitário Clemente Faria e do Programa Estadual de Assistência Estudantil (Peas), assim como a expansão do curso de graduação de Serviço Social para o turno da noite.

Em relação ao concurso, Souza afirmou que a universidade dará prosseguimento ao Concurso Público de 2014 para Provimento de Cargos da Carreira de Professor de Educação Superior, tendo a previsão de abertura do edital por cada departamento até maio deste ano, sendo que para Serviço Social estão previstas seis vagas. O membro da diretoria da Seccional, Wesley Felício, também destacou que a autorização do governo do estado para a continuidade e a abertura do concurso público ocorreu a partir da mesa de negociação da greve das professoras e professores da Unimontes, que tem como pauta principal o plano de carreira dos docentes.

No que se refere ao concurso para analista e técnicas e técnicos universitários, será verificado o número de vagas para assistentes sociais, tanto para o quadro de efetivas e efetivos que será necessário para a implementação do Programa Estadual de Assistência Estudantil, quanto para o Hospital Universitário. Destacou-se, ainda, que a Lei 22.570, que institui o Programa de Assistência Estudantil na Unimontes e na Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), foi sancionada pelo governador do Estado, o que torna urgente a previsão de vagas para assistentes sociais.

Vale destacar que, na mesma data da reunião, foi publicado o Decreto N. 47.389, de 23 de março de 2018, que autoriza e estabelece as normas para a implementação do Peas nas duas universidades, ficando agora a cargo das referidas universidades criar as normativas para sua implementação. Também foi abordada a possibilidade de melhoria de condições de trabalho para as e os assistentes sociais do Hospital Universitário. Nesse aspecto, o vice-reitor se mostrou sensível para dialogar com as e os responsáveis diretos sobre um novo espaço/salas de atendimento para as e os profissionais.

Quanto à abertura do curso de Serviço Social noturno, já aprovado pelo colegiado do Departamento de Política e Ciências Sociais e do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, medidas serão tomadas para providenciar sua abertura, a fim de ampliar a oportunidade de educação pública para aquelas e aqueles que trabalham durante o dia. Na ocasião, também foi mencionada a importância da parceria firmada entre o CRESS-MG e a universidade para a realização do 1º Encontro Norte Mineiro de Serviço Social, ocorrido entre 14 e 16 de março.

Veja, aqui, como foi o encontro!

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h