Debates de qualidade marcaram o 1º Encontro Norte Mineiro de Serviço Social

Publicado em 27/03/2018

A parceria entre o CRESS-MG, através da Seccional Montes Claros, e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) resultou em um evento histórico para a região. O 1º Encontro Norte Mineiro de Serviço Social reuniu, de 14 a 16 de março, em Montes Claros, profissionais e estudantes de dentro e de fora do estado com o intuito de estimular a formação continuada junto a palestrantes de renome na área.

A necessidade de resistência teórica e política frente ao atual contexto de conservadorismo, que incide também sobre o ambiente acadêmico, foi uma das razões que motivaram a realização do evento. As atividades tiveram a participação de pesquisadoras e pesquisadores, como Fátima Grave Ortiz (UFRJ), Plínio Arruda (Unicamp), Silene Freire (Uerj) e a atual presidenta do CFESS, Josiane Soares (UFS). Os debates abordaram temas como a crise do capital, seguridade social e direitos humanos.

Na mesa de abertura, estavam presentes o vice-reitor da universidade, prof. dr. Antônio Alvimar Souza, e todas e todos os pró-reitores da instituição, assim como a presidenta do Conselho, Julia Restori, que pontuou que a parceria com a universidade é uma aposta para o fortalecimento da profissão na região. A programação do evento contou com mesas de debates, apresentação de trabalhos temáticos e a realização de oficinas.

Coordenadora técnica do CRESS-MG, a assistente social Denise Cunha, parabenizou o esforço das e dos representantes da Seccional e da Unimontes para a realização do encontro. “Foi um momento histórico para a região. Não é todo dia que uma universidade estadual, em plena greve, consegue promover um evento dessa magnitude. Do ponto de vista teórico, a qualidade foi alta e, guardadas as devidas proporções, em nada perdeu para o Simpósio Mineiro de Assistentes Sociais”, avalia, referindo-se ao maior evento promovido pelo Conselho, cuja abrangência é estadual.

Ex-aluna da Unimontes e atuando hoje como assistente social no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), na cidade de Varzelândia, Ana Paula Freitas acredita que o encontro representou um espaço profícuo de debates e troca de experiências. “As palestras propiciaram densas reflexões acerca dos rebatimentos da conjuntura atual no fazer profissional e, por conseguinte, na vida das usuárias e usuários das políticas públicas, além disso foram apontados caminhos e possibilidades de resistência para esse tempo de regressão social”, comenta.

Marco

Foram seis meses de preparação e de intensas atividades para a materialização desse encontro, o que é motivo de orgulho, como observa a coordenadora da Seccional, Carla Pereira: “O evento representou a capacidade de resistência da universidade pública em relação à política neoliberal e o desmonte promovido contra o ensino público, laico e de qualidade. Também cabe demarcar a capacidade do corpo docente do curso de Serviço Social da Unimontes de se articular ao longo de 13 anos de existência”, afirma.

O primeiro concurso público ocorrido em 2014 foi uma conquista dessa trajetória e ter professoras e professores efetivas e efetivos faz toda a diferença, pois contribuiu para a consolidação do curso no espaço institucional. Segundo Carla, o 1º Encontro Norte Mineiro de Serviço Social vem demarcar o lugar conquistado a partir do trabalho que vem sendo realizado pelo corpo docente e discente do curso de Serviço Social e ainda acrescenta:

“É a primeira vez que um evento com uma programação densa e dessa natureza acontece no Norte de Minas. Por tudo isso, reafirmamos nossos compromissos com a formação profissional, com o ensino púbico e com o fortalecimento da profissão em nossa região e no estado. A nossa escolha é a resistência”, enfatiza a representante da Seccional. A estimativa é que a parceria entre o CRESS-MG e a Unimontes continue rendendo frutos como este evento e, assim, contribuindo para o fortalecimento do Serviço Social no Norte de Minas.

Confira aqui mais fotos do evento