Seccional Montes Claros marca presença em atividades pelo Dia das Mulheres

Publicado em 15/03/2018

O Dia Internacional das Mulheres motivou a realização, em Montes Claros, de uma programação especial que teve como lema “Mulheres, democracia e poder”. A Seccional Montes Claros, por meio da comissão de Direitos humanos e Movimentos Sociais, esteve presente em todas as atividades, que iniciaram com uma mesa redonda na Câmara Municipal dos Vereadores, no dia 27 de fevereiro, e terminaram com uma marcha pelos direitos das mulheres, em 10 de março.

Na roda de conversa promovida com as e os parlamentares, acadêmicas, representantes de movimentos sociais e sindicais, bem como mulheres da política do município defenderam que é preciso desconstruir a lógica patriarcal que prega o espaço público como de exclusividade dos homens e que insiste em reforçar a competitividade entre as mulheres, levando a crer que lugar de mulher não é na política ou que “mulher não vota em mulher”.

O Coletivo de Mulheres responsáveis pela organização das atividades e do qual a Seccional faz parte, se reuniu, no dia 8 de março, com o prefeito Humberto Souto para dialogar sobre as propostas do Plano de Políticas Públicas para as mulheres que foi apresentado em 2017. A expectativa era conhecer as medidas e propostas executadas pela prefeitura, até o momento, em favor das mulheres que vivem no campo e na cidade. Pelo que foi relatado, algumas providências já foram tomadas e, até 22 de março, será encaminhado um documento com as ações desenvolvidas por cada secretaria.

O fechamento das atividades ocorreu com dezenas guerreiras pelas ruas da cidade, no dia 10, reivindicando a igualdade de gênero e o fim da violência contra as mulheres. A programação foi construída por várias instituições, como o próprio CRESS-MG/Seccional Montes Claros, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas, Conselho Municipal da Mulher, Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas.

Com informações do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA) e fotos de Leninha Alves de Souza e Kojak Cangussu.