CRESS-MG apoia nota que repudia abertura de inquérito contra professor da Ufop

Publicado em 21/11/2017

Durante a Oficina Nacional da ABEPSS, realizada entre 7 e 9 de novembro, em Niterói (RJ), foi aprovada uma moção repudiando a abertura de inquérito contra o professor da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), André Luiz Monteiro Mayer, coordenador do Grupo de Pesquisa “Liga dos Comunistas – Núcleo de Estudos Marxistas” na mesma instituição.

O CRESS-MG apoia o posicionamento exposto pela ABEPSS e pelo CFESS na moção. Confiram o conteúdo!

Proposta de moção

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL – ABEPSS – o CONSELHO

FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL – CFESS – vêm, por meio desta nota, REPUDIAR a abertura de inquérito contra o professor André Luiz Monteiro Mayer, coordenador do Grupo de Pesquisa “Liga dos Comunistas – Núcleo de Estudos Marxistas”, contudo desde 2009 e devidamente cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, pelo desenvolvimento de suas atividades docentes.

Nesses tempos em que o obscurantismo redesperta nas formas do reacionarismo, da truculência, da negação dos direitos, do ataque às minorias, das discriminações explícitas de classe, raça, etnia, gênero, orientação sexual, liberdade religiosa e cultural, não espanta que o eclipse da razão se volte contra o pensamento autônomo, a liberdade de expressão e, sobretudo, de ensino e pesquisa.

As Entidades Nacionais Organizativas do Serviço Social Brasileiro manifestam seu protesto, consoante sua histórica defesa dos valores democráticos, do pluralismo, da diversidade, dos direitos humanos e das minorias e, sobretudo, do ensino, da pesquisa e da extensão, respaldada na Lei 8.662/1993, nas Diretrizes Gerais Curriculares da ABEPSS para o Curso de Serviço Social e no Código de Ética do Assistente Social.

No repúdio ao inquérito aberto contra o professor André Mayer, as entidades, coerentes com os interesses e necessidades dos setores historicamente marginalizados da população brasileira, de suas organizações representativas e sua subjetividade, reafirmam sua luta mais ampla e intransigente contra todas as ações que têm buscado nos mais variados âmbitos da vida nacional, excluir o pensamento crítico das universidades e da vida pública. Não à cassação dos direitos, da razão e da liberdade de pensamento.

Niterói, 09 de novembro de 2017.