Norte de Minas ganha mais um Núcleo de Assistentes Sociais

Publicado em 19/10/2017

Na última segunda-feira, 9 de outubro, aconteceu a reunião de formação e eleição da primeira comissão gestora do Núcleo de Assistentes Sociais de Brasília de Minas e região (NAS Veredas). Atualmente, existem mais de 30 NAS ativos em todas as partes do estado, estando 8 situados no Norte de Minas, área de abrangência da Seccional Montes Claros.

Os Núcleos são espaços de articulação entre as e os assistentes sociais de uma mesma região, sendo uma ferramenta fundamental para o fortalecimento do Serviço Social nos locais em que eles se encontram e também essencial para a interiorização das pautas tratadas por todo o Conjunto CFESS-CRESS.

Como forma de expressar o apoio do CRESS-MG aos NAS, estiveram presentes na atividade de formação NAS Veredas a conselheira Carla Alexandra, o conselheiro Dimas Sales e o representante da Seccional da Comissão de Apoio a Grupos Organizados (Comago), Juneo Carlos Boas.

O coordenador eleito, Daniel Afonso, explica que este Núcleo surgiu a partir do desejo e necessidade de unir e mobilizar a categoria no âmbito local e de despertar nessas e nesses profissionais a importância de defender e intensificar o papel do Serviço Social frente às políticas públicas.

“Tenho a convicção de que se as ações do NAS Veredas forem bem articuladas, planejadas e coletivas, a nossa militância política e social construirá uma identidade própria e sólida e, com isto, será possível fortalecer nossa categoria na região, de forma descentralizada e participativa”, enfatiza.

A participação das e dos assistentes sociais nos espaços de debates e formação promovidos pelos NAS é mais que necessária. Para conhecer e integrar o NAS Veredas, envie um e-mail a nasbrasiliademinas@gmail.com.

30 horas já!

No mesmo dia, a Seccional Montes Claros se reuniu com o prefeito de Brasília de Minas, Geelison da Silva, para tratar da efetivação no município da Lei Federal 12.317 que prevê a carga horária de 30 horas semanais sem redução salarial para assistentes sociais.

A Seccional encaminhou, previamente, um portfólio à prefeitura com várias informações acerca do tema, tal como a quantidade de cidades que já aderiram à normativa. A demanda foi levantada pelas e pelos próprios profissionais do município que compõem, agora, em sua maioria, o recém-formado NAS Veredas. Na ocasião, o prefeito se prontificou a se adequar à legislação até o fim de outubro.

A luta pela implantação da Lei das 30h é uma pauta permanente do Conjunto CFESS-CRESS e que tem sido defendida pela atual gestão da Seccional Montes Claros, “Vale lutar no mesmo Norte!”.

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h