Abepss e CRESS-MG estreitam relações em reunião em BH

Publicado em 24/07/2017

A gestão do CRESS-MG “Lutar, resistir e sonhar” recebeu, pela primeira vez, representantes da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss/Regional Leste) para uma de apresentação e que tratou, entre outros pontos, de questões afetas à formação em Serviço Social e do envolvimento da categoria nas ações propostas pelas entidades. Representando o Conselho, estavam presentes a presidenta Julia Restori, a vice-presidenta Ana Maria Bertelli, o conselheiro Leonardo Koury e a gerente técnica Denise Cunha. Da Abepss, participaram a vice-presidenta da Regional Leste, Fátima Grave, o suplente docente da diretoria, Diego Tabosa, e Júlia Cordeiro, discente suplente da graduação.

Inicialmente, a Abepss apresentou o panorama atual das Unidades de Formação Acadêmicas (UFAs) dos estados da Região Leste (Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro): das 116 que oferecem o curso de Serviço Social presencial, apenas 30 estão filiadas à Abepss, indicando o desconhecimento sobre o papel e a importância da entidade. Além disso, foram avaliadas as situações em que se encontram alguns desses cursos, oferecidos por universidades públicas, no estado, e foram pensadas estratégias para reverter o quadro de desmonte enfrentado pelas instituições.

“A precarização não se encontra apenas na modalidade do Ensino a Distância. Uma escola onde só existe um professor para dar todas as disciplinas de Serviço Social impede que esse profissional invista em pesquisa e extensão, sem falar que compromete a qualidade das aulas”, observou Diego. Atualmente, há também casos em que profissionais de outras áreas têm ministrado disciplinas específicas do Serviço Social. O representante da Abepss ainda chamou a atenção para outros problemas recorrentes nas UFAs da região, como é o caso das bibliotecas mal equipadas, salas de aulas com pouca estrutura e o baixo investimento em projetos e participação em eventos.

Para a presidenta do CRESS-MG, Julia Restori "a atual conjutura, mais do que nunca, nos obriga a estarmos sincronizadas e sincronizados com os desafios postos. O CRESS, a Abepss e a ENESSO devem lutar juntas contra o retrocesso e a precariedade da educação. Pensar a categoria passa, sem dúvidas, pelo fortalecimento da formação profissional em Minas Gerais", pontua. Respeitando a natureza de cada entidade, Abepss e CRESS-MG discutiram, também, ações conjuntas e encaminhamentos no que diz respeito ao Encontro Descentralizado da Região Sudeste, que antecede o Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS e este ano acontece em Niterói (RJ).

A Abepss solicitou, ainda, ajuda na divulgação da Revista Temporalis, entendendo que  este é um mecanismo de socialização de conhecimentos e de reflexões no sentido de fortalecimento da direção ética e política da profissão, podendo contribuir com o processo de formação e exercício profissional. Também foi solicitada a divulgação do Encontro Regional de Graduação e Pós-graduação, que acontece em outubro, e foi encaminhada a produção de uma matéria conjunta sobre a existência e a importância da filiação individual das e dos assistentes sociais à Abepss.

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h