Chapas já podem se inscrever para eleições do Conjunto CFESS-CRESS

Publicado em 13/12/2016

De 12 de dezembro de 2016 a 16 de janeiro de 2017, assistentes sociais poderão inscrever as chapas para o processo eleitoral e, também, conselheiros/as do CFESS, dos CRESS e das Seccionais poderão se desincompatibilizar das atuais gestões para concorrer à reeleição. A posse das novas gestões ocorrerá em 15 de maio de 2017, Dia do/a Assistente Social.

Quem for inscrever chapas, deve ter atenção a todos os requisitos para participação, bem como conferir a documentação necessária para tal. Ao final desta matéria, estão disponíveis para download todos os modelos de documentos e declarações, bem como a Instrução CNE nº 1/2016, da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), que lista as exigências para as inscrições. Todos os documentos seguem abaixo, para serem impressos pelas/os interessadas/os ou retirados na Sede (BH) ou Seccionais.

Participação da categoria

O processo eleitoral reforça o caráter ético e democrático das ações do Conjunto CFESS-CRESS. Nossas entidades são geridas por representantes eleitas/os diretamente por profissionais, de maneira não obrigatória, possibilitando a participação de todos/as os/as assistentes sociais regularmente inscritas/os nos CRESS.

Nas eleições do Conjunto, quanto maior a participação da categoria, maior a legitimidade do processo. É importante enfatizar que a/o profissional, ao exercer seu direito de voto, além valorizar o exercício democrático, elegerá representantes que contribuirão para a qualificação e o aprofundamento dos debates sobre a profissão e sua organização política.

Vale destacar também que o CFESS é o único conselho federal de fiscalização profissional cuja direção é eleita pelas/os profissionais por meio de voto direto não obrigatório. Em outras categorias, a diretoria é indicada pelos conselhos regionais por meio de assembleia. O CFESS também é o único conselho federal que faz a combinação do voto não obrigatório ao quórum mínimo, expressando o compromisso do Conjunto CFESS-CRESS com a participação política democrática.

Código e calendário eleitoral

É importante reafirmar ainda que cabe aos CRESS e Seccionais darem ampla divulgação do processo junto à categoria em cada estado. Para acompanhar e participar do processo eleitoral, é fundamental que o/a assistente social conheça o Código Eleitoral, o edital de convocação das eleições e o calendário com todas as etapas do processo, bem como a Instrução CNE nº 1/2016.

Acesse abaixo os documentos do processo eleitoral 2017:

Calendário eleitoral

Código Eleitoral

Anexos:

1 – requerimento para registro de chapa

2a – relação de candidatos para inscrição de chapa no CRESS

2b – relação de candidatos para inscrição de chapa na Seccional

2c – relação de candidatos para inscrição de chapa no CFESS

3 – declaração pessoal de cargo na composição da chapa

4 – declaração de antecedentes

5 – declaração do CRESS, para atestar regularidade de componentes das chapas

6 – solicitação de desincompatibilização de conselheiro/a das gestões atuais

7 – declaração de conselheiro/a das gestões atuais sobre composição de chapas

8 – solicitação de licença para funcionário/a do CRESS/Seccional para composição de chapas

Fique por dentro de todas as atualizações sobre as Eleições do Conjunto CFESS-CRESS!