Estudo destaca a importância do Conselho Regional de Serviço Social

Publicado em 30/11/2016

O mestrando Geovane Martins Gonçalves, do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), defendeu, no dia 22 de novembro, a dissertação “Reconstrução histórico crítica do Conselho Regional de Serviço Social- CRESS – 6ª Região Seccional de Juiz de Fora: Análise dos processos históricos do Serviço Social Brasileiro.”

Segundo o mestrando, o interesse pelo tema surgiu quando estava ainda na  graduação: “fiz estágio no CRESS-MG/Seccional de Juiz de Fora e minha inserção no tema começou nesse momento. Decidi que iria falar um pouco sobre a participação e a construção política da entidade, por querer que as próximas gerações de assistentes sociais a reconheçam como um espaço de defesa da categoria em níveis nacional e regional, como no caso de Juiz de Fora”, destaca Gonçalves.

Em 2015, a Seccional de Juiz de Fora completou 40 anos de existência. O acadêmico explicou que utilizou a metodologia da história oral. “Entrevistei as e os fundadores da delegacia, entre os anos 1975 e 1993. Foi entrevistada uma pessoa de cada gestão. Elas contaram sobre a construção da delegacia em Juiz de Fora. Abordamos os aspectos históricos, regionais e de conjuntura política da época de 1970 do período da Ditadura Militar e do período das ‘Diretas Já’. E nessa fase houve a mudança do nome de delegacia para 6ª Região-Seccional de Juiz de Fora.”

Para a orientadora do trabalho, Carina Berta Moljo, a pesquisa, além de ter importância para os grupos que trabalham com a história oral e memória histórica, interessa tanto para a realidade regional quanto nacional do Serviço Social. “Essa pesquisa tem um diferencial por transcrever a memória histórica que pode ser de um país, de uma cidade e de uma região. Juiz de Fora tem um vazio no sentido de reconstrução histórica. É interessante trazer para a discussão pública a história, que é sempre questionadora, mas relevante por nos fazer conhecer como era o Conselho Regional no passado.”

Banca Examinadora:

Carina Berta Moljo (UFJF)
Alexandra Aparecida Leite Toffanetto Seabra Eiras (UFJF)
Maurílio Castro de Matos (UERJ)

Fonte: UFJF