Em defesa do SUS, da Seguridade Social e da Democracia

Publicado em 13/07/2016

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) convocou movimentos sociais, entidades defensoras da saúde pública e da assistência social e profissionais de diversas áreas para a 2ª Marcha em Defesa do SUS, da Seguridade Social e da Democracia, no dia 7 de julho. Junto com representantes do CFESS e dos CRESS de todo o Brasil, o CRESS-MG esteve presente para apoiar a luta que tem se intensificado devido à atual conjuntura do Brasil, que envolve um movimento de desmonte das políticas sociais. De acordo com nota divulgada pela Assessoria do CNS, a maior caravana presente na Marcha foi a de Minas Gerais.

A assistente social Andrêza Almeida Fernandes Alves, membro da Comissão de Saúde e Serviço Social do CRESS-MG, representante do CRESS-MG no Conselho Estadual de Saúde e profissional da área de Saúde Mental, participou da iniciativa, que considera muito representativa e extremamente significativa para a categoria profissional. “Percebemos o desmonte em todos os níveis: nacional, estadual e municipal. A atuação no Conselho Estadual de Saúde, na representação do CRESS-MG, me colocou a par de muitas denúncias, relacionadas a direitos da saúde, como falta de medicação de alto custo, omissão de atendimento, falta de recursos dentro das unidades, e o avanço de comunidades terapêuticas, com forte viés mercadológico”, exemplifica.

Na ocasião, cerca de 2 mil pessoas marcharam até o Congresso Nacional, com cartazes que estampavam frases com palavras de ordem em defesa do SUS, da seguridade social e da democracia. De acordo com Andrêza, a Marcha representou uma grande e concreta possibilidade de reafirmação do projeto ético-político da categoria. “É preciso que todos os profissionais de todas as categorias e os usuários se mobilizem para que a gente consiga colocar um freio e resistir à precarização que está se impondo neste momento no país. Além disso, esta é uma iniciativa que traz de forma concreta a defesa intransigente dos direitos humanos, que está no nosso Código de Ética. Fiquei muito orgulhosa por fazer parte dessa profissão. Nós temos um posicionamento, com clareza da nossa intenção”, afirma a assistente social.

Fortaleça esta luta!
O CRESS-MG convida os/as assistentes sociais de Minas Gerais a fortalecerem as ações de apoio ao SUS, à seguridade social e à democracia. Acompanhe os informes aqui no site e faça parte desta luta!
Leia a Carta Aberta em Defesa da Política Pública de Assistência Social e do Sistema Único de Assistência Social.

Veja as fotos: