I Encontro Estadual dos Assistentes Sociais do INSS

Publicado em 20/06/2016

No dia 18 de junho, assistentes sociais se reuniram na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social, Trabalho e Assistência Social em Minas Gerais (Sintsprev-MG), para o I Encontro Estadual dos Assistentes Sociais do INSS do Estado de Minas Gerais. A programação foi iniciada na parte da manhã, com uma mesa temática sobre “Contra-reforma da Previdência e seus impactos na Seguridade Social e no Fundo Público”, com a Profª Drª Sara Granemann, da UFRJ, Décio Bruno Lopes, da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip) e Matheus Peres Machado Magalhães, da Auditoria Cidadã da Dívida. Na ocasião, foi feito um debate macro da política de Seguridade Social no Brasil.

Mesa temática

Na parte da tarde, os participantes foram convidados a debaterem a organização do Serviço Social na Nova Conjuntura, em uma roda de conversa organizada pelos assistentes sociais do INSS Jorge Og Vasconcelos Júnior, Ilca Limeira dos Anjos e Mariana Furtado Arantes. “A ideia é ter um espaço para que os assistentes sociais possam discutir seguridade, a previdência, sua organização, o que está acontecendo, um pouco do que aconteceu nessa desestruturação do Serviço Social no INSS, essa tentativa de desmonte”, explicou Jorge.

Os encaminhamentos desse encontro serão levados para o fórum nacional que a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) vai realizar em Brasília, nos dias 9 e 10 de julho, com representantes do Brasil inteiro. “Foi deliberado que houvesse essas plenárias descentralizadas para materializar o evento nacional”, afirmou Jorge.

De acordo com Ilca, o encontro realizado no Sintsprev-MG teve o papel de reunir os profissionais para pensar essa conjuntura do Brasil, da Previdência e como o Serviço Social do INSS está inserido nessa conjuntura. “E de que forma nós, enquanto assistentes sociais do INSS em Minas Gerais, podemos nos organizar não apenas com o intuito de fortalecer o Serviço Social do INSS mas também a luta de todos os trabalhadores em defesa da Previdência Social Pública, uma previdência de qualidade para todos os trabalhadores”, destacou.

Roda de conversa

Durante o debate, os profissionais presentes debateram importantes questões do cotidiano profissional dos assistentes sociais do INSS em Minas Gerais e trocaram conhecimento no sentido de melhorar a comunicação entre os trabalhadores, por exemplo. Para Mariana, os encontros regionais são uma ótima forma para promover a aproximação dos profissionais e fortalecer a luta. “Por isso que os encontros locais são importantes para que a gente possa nos locais de trabalho ter essa proximidade com os trabalhadores e lutar contra esse desmonte da previdência”, disse.