Política de Saúde em pauta

Publicado em 20/04/2016

No dia 14 de abril, a Comissão de Políticas Públicas da Seccional de Juiz de Fora realizou a terceira Roda de Conversa deste ano, sobre o tema "A Intervenção Profissional da/o Assistente Social na Política de Saúde: Dilemas e Desafios". Colaboraram para o debate Jhony Oliveira Zigato, diretor da Seccional, e as assistentes sociais Cynara Vincentin e Liliane Chaves.

O objetivo do evento foi proporcionar aos participantes um momento de reflexão acerca da atuação do assistente social na área da saúde através de profissionais de referência que estão inseridos em espaços sócio ocupacionais em Juiz de Fora.

Para iniciar o debate, Jhony fez uma breve reflexão sobre a Política de Saúde e o Serviço Social, destacando os desafios vivenciados pela categoria, como as privatizações, as condições de trabalho e a defesa pelo atendimento de qualidade ao usuário da saúde, relacionando os princípios universalizantes do SUS com o Projeto Ético-Político do Serviço Social.

A assistente social Cynara contou sobre sua atuação do Serviço Social na atenção primária nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) do bairro de Santa Luzia, em Juiz de Fora. Além disso, apresentou os desafios daquela localidade, as relações com o conselho local, a criação de grupos com os usuários e as visitas domiciliares. Já assistente social Liliane apresentou suas atribuições na empresa Unimed, trazendo reflexões acerca do exercício profissional na saúde privada e da importância do assistente social no atendimento direto aos usuários do plano, destacando também a relação entre a teoria e a prática no exercício profissional.

A participação do público foi o ponto-chave desta roda, que contou com a presença de profissionais do Serviço Social, estudantes e trabalhadores de outras áreas. A partir de perguntas e relatos de experiências profissionais, foram levantados reflexões e desafios importantes para a categoria profissional. "A Roda de Conversa possibilitou a troca de ideias e aprendizados sobre a articulação entre a teoria e a prática, percebendo que a demanda não é minha, mas é nossa. Temos que dividir e trabalhar na coletividade, fazendo com o que o nosso trabalho seja mais propositivo, e não meramente mecânico, por meio das leis. Tirei muitas dúvidas, principalmente sobre um espaço novo, que é a estratégia da saúde da família, assunto de suma importância para a população. Saí muito mais fortalecida”, afirmou a assistente social Cilane Sacramento, que atua na Prefeitura de Rio Preto e esteve presente no evento.

Acompanhe aqui as próximas atividades da Seccional Juiz de Fora. Sua participação é muito importante!