Atividade de capacitação em Ituiutaba

Publicado em 04/12/2015

A autonomia no exercício profissional do/a assistente social foi o tema da segunda atividade do Ciclo de Capacitação promovido pelo curso de Serviço Social da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em parceria com a Seccional Uberlândia do CRESS-MG, no último dia 26 de novembro, na Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP) da UFU, em Ituiutaba.

Na ocasião, a coordenadora da Seccional Uberlândia, Ana Lúcia Martins Kamimura, ministrou a palestra “Breves Reflexões acerca da autonomia técnico-profissional do assistente social frente à condição de trabalhador assalariado” para público formado por alunos do 8º período do curso de Serviço Social, supervisores de campo e supervisores acadêmicos.

A iniciativa foi realizada por meio do projeto de extensão “Estágio em Ação” e tem mais atividades previstas para o próximo ano, com o objetivo de ampliar o vínculo com os/as assistentes sociais que supervisionam os discentes nos diferentes espaços ocupacionais que compõem os campos de estágio no município.

“A partir do Projeto Estágio em Ação foram abertos novos campos de estágio, e consequentemente, esses espaços foram se fortalecendo, bem como a relação entre UFU/FACIP, os campos de estágio e seus supervisores. E todo o planejamento e a dinâmica do projeto é algo positivo para nós discentes”, afirmou Maria Betania Gomes da Silva, aluna do 8° período do curso de Serviço Social.

Esse fortalecimento se reflete também na crescente demanda de estudantes inseridos nos campos de estágio. De acordo com a supervisora acadêmica Luzilene de Almeida Martiniano, por meio das ações do “Estágio em Ação” tem sido possível reunir informações e garantir a participação dos profissionais em cursos de formação e capacitação, como foi o caso dessa atividade. “Dessa forma, temos alcançado resultados excelentes, não só para os profissionais, mas também para os discentes e professores supervisores acadêmicos”, explicou.

O programa

Segundo Camila Maximiano Miranda Silva, coordenadora de estágio e idealizadora do “Estágio em Ação”, o projeto foi criado devido às dificuldades encontradas na região do Pontal, no que se refere ao estágio. A estrutura é composta por discentes do curso de Serviço Social da FACIP/UFU. Entre as ações desenvolvidas, estão os cursos de capacitação profissional em parceria com CRESS-MG, rodas de conversa com supervisores de campo, reuniões com discentes que estão ingressando no campo de estágio, rodas de conversa com discentes estagiários, pesquisas nos campos de estágio supervisionada pela coordenadora de estágio, palestras direcionadas para os discentes e supervisores de campo no que se refere ao estágio. “O foco fundamental do projeto é a mobilização dos atores envolvidos no estágio na busca por uma formação profissional qualificada”, analisou Camila.

Ainda de acordo com a coordenadora de estágio, o conhecimento se produz na práxis. “Neste sentido, percebe-se a importância de se conceber a unidade teórico-prática no processo de formação do/a assistente social e um dos instrumentos importantes para tal é o estágio, uma oportunidade de articular a teoria e a prática, entrando em contato com o fazer profissional, estabelecendo conexões com a teoria”, concluiu.

Já a supervisora de campo Marília Gabriela destaca a importância da relação de aproximação que o projeto estabelece entre o/a assistente social e a Universidade na busca pelo aperfeiçoamento e compartilhamento de conhecimentos e saberes individuais  de cada profissional para que sejam compartilhados coletivamente. “É importante haver trocas de experiências, reflexões e debates que facilitarão as construções e buscas de compreensão acerca da realidade social. Todos saem lucrando com a troca de saberes que esta atividade proporciona”, atestou.

Acompanhe a divulgação das próximas atividades que serão realizadas ao longo de 2016.

Veja algumas fotos:

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3226-2083 | cress@cress-mg.org.br

Rua Tupis, 485 - sala 502. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30190-060

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h