CRESS-MG participa do 3º Fórum de Supervisão de Estágio em Serviço Social de Juiz de Fora e Região

Publicado em 20/05/2015

O 3º Fórum de Supervisão de Estágio em Serviço Social de Juiz de Fora e Região aconteceu no dia 13 de maio, na Faculdade de Serviço Social da UFJF, e teve o intuito de debater a formação profissional e os dilemas enfrentados cotidianamente nos campos de estágio.

Na ocasião, também foi eleita uma comissão gestora formada por representantes discentes, Supervisores Acadêmicos das Escolas presenciais de Juiz de Fora (UFJF e Universo) e Supervisores de Campo. Além disso, o Fórum Local de Supervisão de Estágio em Serviço Social foi agendado para outubro de 2015.

Importância do Fórum

A discussão foi conduzida pelas professoras da UFJF Marina Castro e Ana Maria Ferreira. Em suas falas, foram abordados o histórico do fórum e sua importância como instrumento de luta para fortalecer os campos de estágio e possibilitar a criação de estratégias coletivas para melhorar a qualidade do processo de ensino aprendizagem em Serviço Social na Zona da Mata mineira. 

Veja depoimentos de participantes do evento.

“É um espaço de compartilhar essas ideias em que acontece uma troca entre o Supervisor Acadêmico, o Supervisor de Campo e o estagiário. É uma oportunidade de articular os atores que estão inseridos no processo do estágio do Serviço Social. Me formei há 27 anos, na PUC Minas e tenho verificado, com frequência, a presença dos supervisores acadêmicos da UFJF no meu espaço de trabalho.”

Daisy Aguiar de Castro – Assistente Social da Prefeitura de Juiz de Fora

“O Fórum tem o objetivo de fortalecer a perspectiva do aluno, do Supervisor de Campo e do Supervisor Acadêmico. Isso é muito importante, pois questões que às vezes deixam de ser levadas em consideração por causa do distanciamento entre o Supervisor Acadêmico e Supervisor de Campo são tratadas  neste espaço, possibilitando a aproximação desses sujeitos para criar estratégias de luta para qualificar a Supervisão do Estágio em Serviço Social.”
 
Ester Vargas da Silva – Discente do 6º período da Faculdade de Serviço Social da UFJF.

O Fórum de Supervisão de Estágio em Serviço Social de Juiz de Fora e Região conta com a articulação da ABEPSS, do CRESS-MG/Seccional de Juiz de Fora e das Unidades de Formação Acadêmica de sua área de abrangência. Compõem sua Comissão Gestora: representantes dos Supervisores Acadêmicos, a profª dra Marina Castro da UFJF, e representante da Universo (a definir); representante dos Supervisores de Campo, a assistente social Patrícia Coutinho; representante da Comissão de Trabalho e Formação Profissional, a Seccional Juiz de Fora, no nome da assistente social Jussara Barbosa; e representante dos estagiários, a discente da UFJF, Ester Vargas da Silva.

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h